Os vetores na vertical estão na mesma direção, mas em sentidos opostos, logo, eles se anulam. O mesmo ocorre com os vetores da horizontal (mesma direção e sentidos opostos). Assim, a soma vetorial é igual a zero (μR = O) e a molécula é apolar.
Para determinar o vetor momento dipolar resultante em uma molécula qualquer, devemos levar em consideração alguns fatores:
Em moléculas apolares, a resultante dos momentos dipolares referentes a todas as ligações apresenta valor igual a zero.
Se a molécula for formada por três átomos ou mais, teremos que analisar cada ligação, pois uma molécula pode apresentar ligações polares e, mesmo assim, ser apolar. A soma dos vetores de cada ligação polar é o vetor chamado momento dipolar resultante.
Os vetores têm a mesma direção mas apontam para lados opostos; dizemos que têm sentidos opostos. Assim, podemos dizer: Dizemos que dois vetores são iguais quando têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.
Na Fig. 12 ilustramos o caso em que os vetores e têm a mesma direção e sentidos opostos. Os vetores e representados na figura abaixo têm direções perpendiculares e seus módulos são: Na figura abaixo representamos o vetor obtido pela regra do polígono.
Apenas para completar a definição admitimos a existência do vetor nulo que é o vetor que tem módulo igual a zero. Neste caso sua representação se reduz a um ponto. Dados dois vetores não nulos (Fig. 6) a sua soma é obtida do seguinte modo:
Assim, podemos dizer: Dizemos que dois vetores são iguais quando têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido. Por exemplo, na Fig 5 os três vetores têm o mesmo módulo: Como os vetores têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido, podemos dizer que são iguais:
Qual é a função do eletroscópio de folha?
Como é que se escreve trabalhando em inglês?
Qual é o certo sincero ou sincero?
O que ocorre durante a formação dos gêmeos siameses?
Como funciona a assinatura do EA Play?
O que é melhor Fies ou ProUni?
Como escreve academia de ginástica?
O que quer dizer a palavra transcende?