Um gás sofre transformação isotérmica quando tem sua pressão e volume alterados, mas sua temperatura é mantida constante. Um gás é caracterizado por três propriedades, denominadas variáveis de estado, que são: pressão, volume e temperatura.
As três transformações gasosas são: transformação isotérmica, isobárica e isocórica ou isovolumétrica.
Uma transformação isotérmica é uma transformação termodinâmica que ocorre a temperatura constante em um sistema fechado, sistema este que permite trocas de energia, mas não de matéria, entre o sistema e sua vizinhança.
A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda.
Existem três tipos de transformações gasosas, que ocorrem quando (1) a temperatura permanece constante, (2) quando a pressão permanece constante e (3) quando o volume permanece constante. ... “Com a temperatura sendo mantida constante, a massa de determinado gás ocupa um volume inversamente proporcional à sua pressão.”
Um bom exemplo que pode ser tomado é o de uma bexiga cheia de ar. Quando a temperatura do gás dentro da bexiga aumenta, seu volume também aumenta. ... O gás no interior dos balões de ar quente aumenta de volume e de temperatura, mas sua pressão permanece constante.
Quando houver aumento da temperatura absoluta ocorrerá uma variação positiva da energia interna . Quando houver diminuição da temperatura absoluta, há uma variação negativa de energia interna . E quando não houver variação na temperatura do gás, a variação da energia interna será igual a zero .
Econômico em longo prazo: o aquecedor a gás tende a ser mais competitivo financeiramente ao ser empregado em moradias com famílias numerosas e com muitos pontos de água quente, se comparado ao sistema elétrico. Alto custo de instalação.
Aquecimento rápido da água. Vilão doméstico no consumo de energia: o chuveiro elétrico é responsável por 24% da conta de luz em uma casa com quatro pessoas, conforme dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
Embora tenha custo de instalação baixo, o consumo de eletricidade ao longo do tempo é alto, assim o emprego de um sistema a gás, solar ou híbrido pode compensar. Conforto intermediário: dependendo do modelo escolhido e da pressão d'água, a vazão pode ser baixa, comprometendo o conforto do banho.
O resultado do trabalho depende de como a pressão varia em função do volume para o qual o sistemas muda de um estado inicial para um estado final, isto é, qual o tipo de transformação gasosa o gás sofre, isotérmica, isobárica, isocórica ou adiabática.
Como trabalhar as trocas de letras com os alunos?
Qual a maneira correta de usar a esteira?
Qual é o remédio para dor na boca do estômago?
Como adaptar atividades para alunos com TDAH?
Quais são as ideias da educação inclusiva?
O que fazer para me apaixonar por alguém?
Para que serve cloridrato de ondansetrona di hidratado?
É normal roncar depois da cirurgia de adenoide?
Como se interpreta um mapa astral?
Pode lavar o saco do aspirador de pó?
Em que circunstâncias a lei excepcional é aplicada?
Como o professor pode desenvolver brincadeiras antigas em práticas escolares?