PENTE FINO 2021: INSS prorroga prazo para agendamento da perícia médica. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o prazo máximo para agendamento da perícia médica referente ao Pente Fino de 2021. Agora, os beneficiários tem até o dia 19 de Novembro para agendá-la.
INSS: Perícias do pente-fino são suspensas após aumento nos casos de covid. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu nesta quinta-feira (13) o Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade, que é conhecido como Operação Pente-fino e reavalia a situação dos beneficiários do auxílio-doença.
Os grupos que estão de fora da análise do INSS são os pensionistas em condição de invalidez e que tenham mais de 60 anos, aposentados por invalidez com idade maior de 60 anos, portadores de HIV e beneficiados em condição de incapacidade que recebem o valor por mais de 15 anos.
Segurados com mais de 60 anos que recebem aposentadoria por invalidez ou pensão; Aposentados por invalidez ou segurados do auxílio-doença que recebem o benefício há mais de 15 anos e que tenham acima de 55 anos de idade; Portadores do vírus HIV; Beneficiários com mais de 10 anos de recebimento dos seguros.
Estão fora do pente-fino os aposentados por invalidez e os pensionistas com mais de 60 anos, assim como os que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade, além dos portadores de HIV.
15 curiosidades que você vai gostar
A regra foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. Estão na mira do pente-fino todas as pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e que tenham menos de 60 anos. Segurados que passarem de 60 anos não podem mais perder o benefício.
O pente fino deve acontecer de agosto até dezembro de 2021. Dessa forma, o foco são segurados que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), que não tenha data de cessação ou, ainda, que estão há mais de seis meses sem passar pela perícia médica.
Na lista de convocação divulgado pelo INSS, consta os nomes dos segurados que não responderam à primeira notificação. Ou seja, se a notificação foi feita pelos correios e o endereço do segurado não foi encontrado, por exemplo, é provável que esteja com o nome na lista.
Como saber se fui convocado no "pente fino" do INSS?1) Através do portal “Meu INSS” Hoje o INSS está quase que por completo digital, e por conta disso, se você tem cadastro no sistema, a convocação se dará por esse meio. ... 2) Através das Redes Bancárias. ... 3) Carta de Convocação. ... 4) Edital.
INSS: saiu o índice usado para reajuste de aposentadorias acima do mínimoINSS: reajuste de aposentadorias acima do mínimo depende de um índice de inflação. ... INSS: novo salário mínimo também reajusta aposentadorias. ... INSS: qual a previsão de reajuste das aposentadorias para 2022.
Agora, com a prorrogação, o prazo foi prorrogado e seguirá até 31 de dezembro de 2022. De acordo com regras do INSS, a revisão dos benefícios está relacionada a pendências cadastrais identificadas, “não adentrando, neste momento, das regras de direito que geraram o benefício”.
A princípio, o segurado deve pedir o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Posteriormente, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS, se for constatada que a invalidez é total e permanente, é aprovada a aposentadoria.
Quem recebe benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por estar afastado do trabalho por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – deve ficar atento para o agendamento de nova perícia médica, sob o risco de ter o benefício suspenso.
Desde agosto de 2021, o INSS iniciou um novo Pente Fino para os segurados que recebem Benefícios por Incapacidade (Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez), que faz parte do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade.
pensionistas inválidos que possuem mais de 60 anos de idade; portadores de HIV; segurados que recebem benefícios previdenciários há mais de 10 anos.
PL 8949/2017 Inteiro teor. Projeto de Lei
Altera o §4º do art. 43 e o art. 101 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para dispensar o segurado de avaliação periódica das condições que ensejaram o afastamento ou a aposentadoria, concedida judicial ou administrativamente, e o art.
Consulta pelo siteAcessar o site meu.inss.gov.br.Na tela inicial clique em "Entrar"Insira seu CPF e clique em "Avançar"Insira sua senha e clique em "Entrar"Uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS aparecerá e basta você clicar no serviço que procura.
Vá direto à fonte. O mais comum é que a classificação seja divulgada no site da organizadora do concurso. Porém, quando a prova é muito concorrida ou tem cargos como de desembargadores em jogo, por exemplo, os nomes aparecem, também, em jornais de grande circulação e sites de importância.
Não pode perder o benefício quem tem 55 anos de idade, ou mais, e recebe auxílio doença ou aposentadoria por invalidez há mais de 15 anos. Também fica a salvo o aposentado por invalidez com mais de 60 anos.
Pelo site (gov.br/meuinss), aposentados, pensionistas e até mesmo não-segurados podem conferir suas informações previdenciárias, consultar extratos e históricos dos benefícios e ainda realizar agendamentos e solicitações.
Aposentadoria por Invalidez – Desnecessidade de Perícia para maiores de 60 anos de idade. ... Entretanto com o advento da Lei nº 13.063 de 30/12/2014 os segurados que recebam aposentadoria por invalidez e que possuam mais de 60 anos de idade ficarão isentos de realizar qualquer avaliação médica pericial.
Normalmente, após você enviar os documentos necessários, o INSS deve resolver o acerto pós-perícia no prazo de 5 dias. Ou seja, 5 dias após o envio dos documentos, o INSS deve liberar o seu benefício se você tiver sido aprovado na perícia.
O Perito Médico Previdenciário emite pareceres técnicos por solicitação do INSS, de fato quem concede o benefício é o INSS e a Lei. ... Em seu labor diário o Perito Médico Previdenciário deve antes mesmo de perguntar pela doença do requerente, perguntar pela profissão.
Antes era de 60 anos e agora, a partir de 2022, é de 61 anos e meio. Para os homens, desde 2019 foi fixado que é preciso ter ao menos 65 anos para se aposentar por idade. ... De 2021 para 2022, a exigência no caso das mulheres passou de 88 para 89 pontos e, no caso dos homens, de 98 para 99 pontos.
Em 2022 foram acrescidos 6 meses de idade à regra de transição de idade mínima mais o tempo de contribuição. Agora, as mulheres precisam ter a partir de 57 anos e 6 meses de idade, e os homens devem ter 62 anos e 6 meses de idade.
Como fortalecer a região pélvica?
Como fortalecer os músculos da mandíbula?
Como colocar Número de páginas no Word 2007 a partir da introdução?
Como e onde surgiu a Psicopedagogia?
Como tirar manchas amareladas com água oxigenada?
Estou com uma mancha branca nos lábios o quê?
Quando como queijo me da diarreia?
Por que cortam o bico da galinha?
Como tirar manchas esbranquiçadas de roupa preta?
Como quebrar ovo só com uma mão?