É um Programa da Proteção Social de Média Complexidade, que foi implantado pelo Município, em 2009, em cumprimento ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.
Brasília – O número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) aumentou no país. De acordo com o Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas) 2016, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), são 8.240 unidades.
O Suas foi criado em 2005 com o compromisso de romper com a lógica tradicional do assistencialismo e da fragmentação de ações. Instituído como lei em 2011, o sistema promove o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial.
Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
As principais ações/atividades que constituem o trabalho social essencial ao servi- ço e que devem ser realizadas pelos profissionais do CREAS são: acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; monitoramento e avaliação do serviço; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; construção ...
Este é o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), presente em todo o território nacional com 8.360 unidades que garantem cobertura aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Nos serviços ofertados pelo CREAS podem ser atendidas famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, em conformidade com as demandas identificadas no território, tais como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; afastamento do ...
Conforme o Censo SUAS de 2014, o número de CREAS tem aumentado a cada ano, e já soma cerca de 2.372 unidades distribuídas em todo o País. Alguns centros de referência especializados são regionais e atendem mais de um município. Abaixo, você pode ver o crescimento do número de CREAS no Brasil e por região:
As principais atividades do dia a dia dos trabalhadores do CREAS podem ser resumidas da seguinte forma: Atendimento aos usuários. Os seguintes grupos são atendidos: Concessão de benefícios: apesar de serem comumente ofertados no CRAS, podem ser disponibilizados no equipamento especializado também. E então?
A possibilidade de implementação do CREAS no município, bem como a quantidade de unidades possíveis para cada cidade, pode variar conforme a realidade de cada território. Por isso, um diagnóstico socioterritorial é elaborado, e em conjunto com as informações da vigilância socioassistencial, é avaliada a hipótese de construção do (s) prédio (s).
O CREAS é onde são oferecidos serviços com o objetivo de acolher, orientar, e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos.
Como saber se tenho gordura no fígado exame?
Como declarar Imposto de Renda se sou isento?
Como é feito o diagnóstico de infecção urinária?
O que fazer para sair o colostro?
Como funciona o tratamento de câncer pelo SUS?
Qual o exame de sangue que detecta hepatite?
O que pode ser irregularidade no CPF?
Onde se encontra chumbo no dia a dia?
Como a diabetes afeta o sistema Imunologico?
Quais são as consultas feitas no bem?
O que fazer quando a impressora HP DeskJet 2.676 não quer imprimir?
Como saber se tem algum inquérito?
Como saber se tenho dados móveis?
Como descobrir se tem anemia falciforme?
Como usar caneta tinteiro primeira vez?
Como conectar impressora M1132?