O estilo contemporâneo surgiu no final dos anos 1980 e no início dos anos 1990 e se mantém em produção até os dias de hoje.
O conceito de arquitetura contemporânea
Como explicamos, a arquitetura contemporânea surgiu após a consagração dos movimentos modernistas. Trabalha-se com a ideia de que o nascimento desse novo conceito se deu a partir da década de 1980 e segue até os dias atuais.
O estilo contemporâneo está sempre em transição, já que diz respeito a tudo que se está vivendo, ou seja, ao presente. ... Em poucas palavras, o estilo contemporâneo possibilita a utilização de peças mais coloridas e criativas nos ambientes, permitindo ousar mais e fugir do minimalismo tradicional do estilo moderno.
A arquitetura Pós-Moderna e Sustentável são alguns exemplos de estilos de arquitetura contemporâneos.
...
São características da arquitetura contemporânea:O uso de materiais não tóxicos;A busca por materiais naturais;O aproveitamento de materiais recicláveis;A valorização da luz natural.
O estilo contemporâneo, não é um estilo definido! É um estilo que que considera tudo o que é mais atual, o mais recente e o que está sendo utilizado no momento. Assim é um termo para se referir a tendências do momento! Simplicidade, funcionalidade e aconchego, são as principais características que definem esse estilo.
15 curiosidades que você vai gostar
A decoração contemporânea valoriza os espaços vazios, formas marcantes e linhas retas e limpas. Assim, normalmente usa o branco como base, mas não necessariamente. Mas também pode usar cores vibrantes e ainda assim ser clean.
Dicas para a decoração contemporâneaPrefira móveis e revestimentos de cores claras.Escolha um bom projeto luminotécnico.Um profissional de arquitetura.ou design de interiores vai poder fazer um planejamento que valorize o ambiente e use itens que estão em alta hoje, como os pendentes, por exemplo.
A arquitetura contemporânea é marcada por diferentes influências e reúne um conjunto de características e tendências. ... Entre as marcas da arquitetura contemporânea está o uso da luz natural, a conexão do espaço interior e a personificação dos projetos.
Se pudermos resumir em poucas palavras, a arquitetura moderna privilegia a simplicidade, mas ao mesmo tempo não é simplória. Ela prioriza formas simples e geométricas, livres de muitas ornamentações. O concreto armado também é uma das principais características da arquitetura moderna.
Como o foco baseado mais na funcionalidade das obras, a arquitetura contemporânea promove a potencialização dos espaços abertos. Dessa forma, produz uma sensação de fluidez que valoriza a vida moderna, estimulando também uma percepção de liberdade.
Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.
Contemporâneo é um adjetivo que faz referência ao que é do mesmo tempo, que viveu na mesma época. Contemporâneo designa quem ou o que partilha ou partilhou o mesmo tempo, o mesmo período. ... Contemporâneo faz referência também à época presente, o tempo atual e ao indivíduo do nosso tempo.
Uma casa contemporânea possui linhas e formas simples em sua arquitetura, tanto na parte externa como no interior de seus ambientes. Os estilos que influenciam os modelos de casas contemporâneas são uma combinação entre o moderno, tecnológico e o minimalista, seja em sua construção ou decoração.
Arquitetura contemporânea compreende todos os estilos arquitetônicos vigentes depois do Modernismo, a partir da década de 80 e 90 do século XX. ... A arquitetura contemporânea surgiu no final dos anos 80 e está presente até os dias de hoje. É quase impossível definir a arquitetura contemporânea com poucas palavras.
As estruturas pré-históricas construídas de 10.000 anos a.c. até os anos 2.000 a.c, são consideradas o nascimento da arquitetura. O período conhecido como Idade da Pedra, foi quando os homens começaram a descobrir maneiras de se abrigar , o que faz surgir uma arquitetura rudimentar com pedras, folhagens e madeiras.
Estilo arquitetônico pautado na inovação das construções
Dessa forma, a arquitetura contemporânea é caracterizada pelo uso de traços mais distorcidos, formas arredondadas, introdução de novas tecnologias, uso de cores neutras e de materiais reutilizáveis, além da valorização da luz natural nos ambientes.
O que melhor caracteriza a arquitetura moderna é a utilização de formas simples, geométricas, e desprovida de ornamentação, valoriza-se o emprego dos materiais em sua essência como o concreto aparente, em detrimento do reboco e da pintura.
5 Características do ModernismoRompimento com padrões tradicionais. ... Influência de opiniões e pensamentos. ... Características próprias no modernismo brasileiro. ... Uso de curvas e ondulações. ... Liberdade de formas e de criação.
A arquitetura romana se caracteriza pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões.
A arquitetura contemporânea no Brasil é fortemente marcada pelo minimalismo. Ainda influenciados pelas referências modernistas, os arquitetos ajustam os padrões estéticos vindos de tradições anteriores à demanda da atualidade: a convivência com a tecnologia e a demanda por soluções menos danosas ao meio ambiente.
A arquitetura moderna enquadra-se num período de tempo: 1920 e 1960, enquanto a arquitetura contemporânea aplica-se ao que está a ser desenvolvido hoje em dia… mesmo que a arquitetura contemporânea seja, frequentemente, de inspiração moderna!
Os contemporâneos carregam a tecnologia e a tendência atual de decoração. Cadeiras e chaises clássicas, por exemplo, ficam lindas em um espaço contemporâneo”, explica. A arquiteta Adriana Morávia, do escritório Morávia & Arquitetura Interiores, explica como deve ser feito essa mistura.
Quando o assunto são móveis, o estilo contemporâneo valoriza peças que sejam ao mesmo tempo simples e marcantes. ... Em termos de cor, os móveis contemporâneos seguem a mesma linha do estilo com seus tons neutros, em especial o preto, o nude e o cinza. Os armários devem ser discretos, com linhas limpas e puxadores simples.
O estilo contemporâneo natural têm princípios semelhantes ao contemporâneo, com ambientes acolhedores e o uso de texturas variadas e mistura de estilos. ... O estilo moderno é o famoso ambiente “clean”.
O estilo moderno (ou modernista) refere-se a uma tendência única na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. E, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista.
Quantos anos dura a resina no dente?
Que tipo de homem mais atraem as mulheres?
Quais as cores permitidas para a comercialização da gasolina?
É normal sentir a restauração alta?
Como parcelar em 24x no cartão de crédito Santander?
Quantos dias usar miconazol para candidíase?
Qual a diferença entre roubo furto simples e furto qualificado?
É possível pagar para aumentar o score?
O que são quesitos para perícia?
Como solicitar o pagamento do INSS?
Quem tem pressão alta pode tomar Morosil?