O movimento interdisciplinar surgiu na Europa, mais especificamente na França e na Itália em meados da década de 1960, época em que surgiam movimentos estudantis que colocavam em discussão a necessidade de um novo estatuto para a universidade e para a escola (FAZENDA, 1994, p. 18).
Segundo Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época.
No final da década de 60, a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e logo exerceu influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71.
Interdisciplinar é um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento. É o processo de ligação entre as disciplinas. ... Um conteúdo interdisciplinar pode fazer parte de um grande projeto, entre dois professores ou até mesmo com um único professor.
A interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componente curriculares na construção do conhecimento, ela surgi principalmente na França e Itália, em meados da década de 60, época em que os movimentos estudantis, reivindicavam um novo estatuto de universidade e da escola.
No Brasil, o conceito de interdisciplinaridade chegou pelo estudo da obra de Georges Gusdorf e posteriormente da de Piaget. O primeiro autor influenciou o pensamento de Hilton Japiassu no campo da epistemologia e o de Ivani Fazenda no campo da educação.
O termo transdisciplinaridade foi criado pelo educador Jean Piaget e divulgado pela primeira vez no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade, que aconteceu em 1970, na Universidade de Nice, na França. Em seguida, diversos outros educadores passaram a se dedicar ao tema.
Como as ciências foram divididas em muitas áreas, através da interdisciplinaridade era possível estabelecer um diálogo entre elas. A importância da interdisciplinaridade surge com o próprio desenvolvimento científico-técnico, que deu origem ao nascimento de numerosos ramos científicos.
Como exemplo de ciência interdisciplinar, mencionaremos a oceanografia, que se dedica ao estudo dos processos biológicos, físicos, geológicos e químicos que se dão nos oceanos e nos mares.
De que formas e maneiras a interdisciplinaridade no âmbito do conhecimento escolar pode ser construída? Quais são os lugares e ações da prática escolar, hoje, onde se busca a interdisciplinaridade?
A consciência sobre isso permite pensar a interdisciplinaridade com base no seu próprio limite. Isso significa se debruçar, sem idealização de um alcance absoluto da sua missão, sobre a seguinte questão: Quais são as (im)possibilidades da interdisciplinaridade no âmbito escolar?
Qual a maior inflação já registrada no mundo?
Quais são as principais células do tecido ósseo?
O que o paracetamol provoca no fígado?
Qual é a diferença entre um governo democrático e um governo ditatorial?
São direitos fundamentais previstos no art 5 º da CF?
Qual foi a principal característica da civilização bizantina?
Qual o salário de um diplomata no exterior?
Qual o valor do prêmio para os finalistas da Fazenda?
Quem é o vilão de Superman e Lois?
Para que serve o Vedapren parede?
O que fazer para interagir mais com as pessoas?
O que o signo de Peixes mais gosta?
Como fazer o intestino funcionar na hora?
Precisa de ART para fechamento de sacada?