Como explanado acima, a primeira forma de tributação no Brasil, de forma não escrita e nem declarada, foi a exploração de pau-brasil e outras riquezas do solo brasileiro na chegada dos portugueses, no ano de 1500, que, de certo ponto de vista, é um tributo à monarquia portuguesa daquela época.
O tributo tem origem remota e certamente acompanhou a evolução do homem, a criação das primeiras sociedades, o surgimento de líderes tribais ou chefes guerreiros e políticos. ... Após essa época, começou a cobrança pelos chefes de Estado de parte da contribuição dos súditos, sob a forma de tributos.
Com a Constituição de 1967 é inaugurado o Sistema Tributário Nacional, criado pela anterior Emenda Constitucional n.º 18/65, no Capítulo V, do Título I, artigo 18, onde fez constar em “seu texto um capítulo específico acerca das normas de tributação de forma sistematizada”.
Surge, nesse período, o "quinto do pau-brasil", considerado o primeiro tributo brasileiro e decorreu da exploração da árvore nativa pau-brasil.
Os primeiros registros de tributação no Brasil são de 1888 e sob regime da Princesa Isabel, que baixou o decreto para regulamentar a cobrança do “Imposto de Indústrias e Profissões” – algo parecido com o Imposto de Renda, criado somente em 1922.
Tributo é um substantivo masculino que significa imposto, taxa ou contribuição. Em alguns contextos também pode significar o ato de prestar homenagem ou culto a alguém.
Diante desse cenário, criou-se a conhecida primeira fase de tributação no Brasil, constituída diante das quinze Capitanias Hereditárias, antes chamadas Donatárias, que serviam exclusivamente aos interesses do então rei português D. João III.
A pesquisa analisará o sistema tributário brasileiro historicamente, como sua estrutura e composição, e também o impacto causado nos atuais dias. Para que haja a mais completa compreensão possível do cenário atual, é necessário o estudo das origens e do decorrer da história da tributação no Brasil.
História do Tributo no Brasil. 2005, p.17. Com a consolidação das nações e dos direitos do homem como um cidadão, viu-se a necessidade de criar também direitos na questão da cobrança de impostos. Algumas revoluções populares entraram na história por conseguirem frear o aumento ou introdução de tributos:
A história do Direito Tributário é relativamente recente e independente dos outros ramos do Direito.
Como gravar a tela do PC em uma live?
Como fazer leitura do projeto estrutural?
Como pagar a fatura do Banco Inter por boleto?
Quantos dias demora para o trigo germinar?
O que é bom para lavar parede preta de fumaça?
Como fazer o cone chinês para limpar o ouvido?
Como funciona o hodômetro de moto?
Como tirar manchas pretas de panelas coloridas?
Como fazer um livro muito bom?
O que é bom para curar o fígado?
Como ler o adipômetro de plástico?
Como ouvir as músicas baixadas no iPhone?
Como oxigenar a água de açude?