Nasce na segunda metade do Séc XIX, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países. Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, junto com a edição da revista “ Grande Enciclopédia Soviética”, de Steintahl e Lazarus.
Kurt Lewin
O grupo como objeto de estudos ganhou densidade na psicologia social durante a segunda guerra mundial, com Kurt Lewin (1890-1947), considerado por muitos autores como fundador da psicologia social.
Os primeiros cursos de psicologia social no Brasil ocorreram na década de 1930, com Raul Briquet (1887-1953) em 1933 na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo e resultou na obra Psicologia Social, "primeiro livro acadêmico em Psicologia Social, editado em 1935" (Bomfim, 2003, p. 128).
Ela nasce na segunda metade do século 19, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países. Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, junto com a edição da revista “Grande Enciclopédia Soviética”, de Steintahl e Lazarus.
Tal perspectiva em Psicologia é consequência da chamada "crise" da Psicologia Social vivenciada entre o final da década de 1960 e início da década de 1970, sendo também usualmente nomeada tão somente por "Psicologia Crítica".
A Psicologia surgiu como afiliada à Filosofia e assim permaneceu até a década de 1870, quando se tornou uma disciplina científica independente, na Alemanha e nos Estados Unidos. O interesse no estudo da mente e do comportamento data da época das antigas civilizações, do Egito, Grécia, India e China.
A imigração dos pensadores gestaltistas, em decorrência da ascensão de Hitler, foi o estopim para o surgimento de uma psicologia social cognitivista que, como a behaviorista, mantinha uma postura individualizante, experimentalista e a-histórica, mantendo uma distinção entre indivíduo e sociedade.
Porém, agora a Psicologia Social poderá responder à questão de como o homem é sujeito da história e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da Psicologia. HISTÓRIA DA PSICOLOGIA SOCIAL
O estudo da psicologia social surgiu para estabelecer uma relação entre a sociologia (e ciências sociais, como geografia, história, antropologia e ciência política) e a psicologia, tendo como seu principal objetivo estudar o comportamento dos indivíduos quando estão em interação com os demais indivíduos em sociedade.
A Psicologia social é um dos ramos da psicologia, tal ramo estuda como as pessoas pensam, agem, como influenciam e também se relacionam com outras pessoas.
“crise da psicologia social” (LANE, 1981). Esta crise se deu principalmente pela falta de conhecimento prático das pesquisas, muitos resultados que se contradiziam e nenhuma solução concreta para os problemas enfrentados pelos países. Críticas foram feitas aos psicólogos norte-
Como mudar a bandeja da impressora?
Como mudar o sistema operacional de 32 bits para 64 bits Windows 7?
Como mostrar resultados no currículo?
Como renovar o visto de permanência no Brasil?
É possível mudar a base de um logaritmo?
Como faço para enviar um E-mail que recebi para outra pessoa?
O que a Ferritina baixa pode causar?
Como usar o caroço da moringa?
Como ver o limite do cartão Next?
Como autorizar débito de seguro na Caixa Econômica Federal?
Como desbloquear todos os personagens do Subway surf?
Como estimular a contração uterina?
Como ativar todos os processadores?
Como levantar um paciente do chão?
O que impede uma empresa de emitir nota fiscal?