O storytelling (narrativa digital) como ferramenta de comunicação digital começou a ser estudado em 1993, nos Estados Unidos, quando Joe Lambert lançou um projeto intitulado “American Film Institute”, no qual as pessoas eram estimuladas a contar suas histórias de vida numa linguagem voltada para o meio digital.
O processo de criação da narrativa digital iniciou pela escrita da estória para após montar a sequência cronológica dos fatos e criação dos personagens. Após, foi executada a implementação da estória com a utilização da ferramenta Scratch 2.0.
A narrativa digital, também conhecida por digital storytelling, define-se como sendo uma ferramenta digital que apoia os alunos na criação de trabalhos escolares (histórias). ... Pode-se também definir como sendo um processo pelo qual diversas pessoas partilham a sua história de vida elaborada com criatividade.
A arte de contar história utilizando ferramentas tecnológicas, como tablets, desktops, câmeras digitais e smartphones: essa é a definição mais simples para o digital storytelling, ou contação digital de histórias.
O termo storytelling é recente, no universo da administração e do marketing (últimos 20 anos) como ferramenta estratégica, mas sua utilização nasceu entre mil anos atrás, quando se acredita que o homem desenvolveu a linguagem.
A narrativa digital envolve o potencial da narrativa de facilitar a construção de sentido e o compartilhamento de experiências com as linguagens das tecnologias digitais de informação e comunicação. Ela pode promover a participação ativa e reflexiva dos sujeitos educandos.
A narrativa digital envolve o potencial da narrativa de facilitar a construção de sentido e o compartilhamento de experiências com as linguagens das tecnologias digitais de informação e comunicação. Ela pode promover a participação ativa e reflexiva dos sujeitos educandos.
O que é storytelling Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando recursos audiovisuais, além das palavras. A técnica ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência na TV, no marketing e na publicidade.
Segundo a autora, há cinco elementos específicos da narrativa digital: mídia, ação, relacionamento, contexto e comunicação.
De acordo com Bernard R. Robin (2008), 00001010010454 uma narrativa digital é constituída por sete elementos básicos: O poder da voz – é a voz do narrador. Dá vida á história e ajuda o público a compreender a mesma; Pacing ( ritmo, entoação) – é o ritmo da história e a forma como esta contínua (rapidamente ou lentamente).
Uma narrativa digital é constituída por duas ordens de elementos que se articulam de maneira harmoniosa e complementar: um conjunto de sons (palavras, música, ruídos, silêncio) – banda sonora.
Na conceção de Vasconcelos e Magalhães (2010):“as tecnologias permitiram que a narrativa incorporasse outros meios no entanto elas mantêm o mesmo propósito, ou seja, na sua fundamentação os elementos básicos não se alteraram ( enredo, narrador, personagem, tempo e espaço) mesmo com algumas mudanças consoantes a média utilizada.”
Como tirar a carteira de estudante em São Luís?
Como preparar as crianças para o sacramento da confissão?
Como fazer cliente fechar orçamento?
Quanto tempo bater o chantilly Fleischmann?
Como forrar o fundo do pneu para plantar?
Qual é o atalho para fechar um programa?
Como fechar um programa por comando?
Como excluir uma pasta no VS Code?
É perigoso dormir com cheiro de tinta?
Como fazer refrigerante de kombucha?
Como fechar grupo de WhatsApp só o administrador fala?
Como fazer um bulking corretamente?
Como dobrar um papel de presente?
O que precisa para fechar uma empresa inativa?
Como parar de receber mensagens de um grupo no WhatsApp?
Como era formado As cidades-estados?