João VI assinou em 18 de fevereiro de 1808, por influência do Cirurgião–mor do Reino José Correia Picanço, o documento que mandou criar a Escola de Cirurgia da Bahia e deu início ao ensino da medicina no país.
A atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.
Espanhol, oriundo da Galícia, seu nome verdadeiro nome era Joan Faras. Foi o primeiro médico e cientista a atuar no País.
O destaque da época (cerca de 2.850 anos a.C.) foi Imhotep, o primeiro médico conhecido pelo nome. Em um dos papiros médicos mais importantes, são descritos ferimentos e tratamentos cirúrgicos, abandonando um pouco a veia religiosa.
A medicina se constituiu em ciência na Grécia, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, há mais de 2 500 anos. Naquela época acreditava-se que os males do corpo eram consequência de um desequilíbrio dos líquidos presentes no organismo.
A evolução da Medicina no mundo ficou ainda mais nítida no século 20, com o desenvolvimento e as mudanças proporcionadas pelo avanço tecnológico, que proporcionaram a criação de equipamentos para o diagnóstico de enfermidades, como veremos ao longo desta leitura.
A utilização de vegetais com propriedades medicinais no Brasil tem origem na cultura indígena, negra e dos imigrantes europeus, representando por muito tempo a principal forma de cura ou tratamento de doenças.
Já no século XX, a invenção e popularização da internet permitiu o desenvolvimento de chats, aplicativos e outras tecnologias que facilitaram a comunicação na medicina. Foi quando a telemedicina passou a ser aplicada na saúde pública, inicialmente em países europeus.
Foi Hipócrates, na Grécia, quem foi considerado o “pai” da medicina, desvinculando essa relação. Antes disso o faraó egípcio Imhotep era considerado o primeiro médico da história antiga.
Daniel Hale Williams | |
---|---|
primeira cirurgia bem sucedida para reparar danos no pericárdio feita por um médico negro | |
Nascimento | 18 de janeiro de 1856 Hollidaysburg, Pennsylvania |
Morte | 4 de agosto de 1931 (75 anos) Idlewild, Michigan |
Sepultamento | Graceland Cemetery |
Existem duas versões da origem da medicina. Segundo os países xiitas, a medicina surgiu no Império Aquemênida [4] e segundo a tradição ocidental, Hipócrates é considerado o pai da medicina. Considera-se que viveu entre 4 a.C. e deixou um legado ético e moral válido até hoje.
Foi durante o Renascimento que a história da medicina moderna começou na Europa. Os cientistas e pesquisadores se desvencilharam da visão tradicional e baseada na ordem divina que justificava as doenças.
A partir do século 20, a Medicina entra em uma nova era, principalmente devido à estrutura do que foi denominado de clínicas médicas. Essa estrutura de clínicas, como a conhecemos até hoje, surgiu com Hipócrates, idealizador da anamnese como etapa inicial do exame médico dos pacientes.
A evolução da Medicina no mundo ficou ainda mais nítida no século 20, com o desenvolvimento e as mudanças proporcionadas pelo avanço tecnológico, que proporcionaram a criação de equipamentos para o diagnóstico de enfermidades, como veremos ao longo desta leitura. Como se deu a evolução da Medicina no Brasil e no mundo?
Como usar Citoneurin em cachorro?
O que passar em cima do tecido no MDF?
Como analisar o comportamento do consumidor?
Como servir o Exército australiano?
Como salvar uma imagem de um site bloqueado?
Como criar coragem para emagrecer?
Quanto tempo demora para fazer efeito do Ivomec?
Qual a forma de aplicação de um peeling químico?
O que é e como se aplica a curva de calibração?
Qual a importância da atividade física para a sociedade?
Como se conta a licença paternidade?
Como acabar com o ressecamento do cabelo de uma criança?
Como transformar planilhas de Excel em um sistema web?