para VIII século a.C. O alfabeto latino, também conhecido como alfabeto romano, é o sistema de escrita alfabética mais utilizado no mundo, e é o alfabeto utilizado para escrever a língua portuguesa e a maioria das línguas da Europa ocidental e central e das áreas colonizadas por europeus.
Na Roma Antiga, o alfabeto era constituído apenas por letras maiúsculas, escritas em pergaminhos, com auxílio de paus de bambu ou penas de ganso. A escrita dos romanos foi entretanto evoluindo e, posteriormente, surgiu um novo estilo de escrita denominado uncial devido ao tamanho exagerado das suas letras.
A escrita cursiva romana foi usada durante todo o período romano sob duas modalidades que constituem dois tipos de escrita totalmente diferentes: a cursiva mais antiga (séculos I a III) formada por caracteres maiúsculos e uma escrita composta por letras minúsculas que se desenvolve a partir do século III.
O uso da letra manuscrita iniciou-se na França, durante o reinado de Luís XIV, época em que o país dominava quase toda a Europa. A letra manuscrita francesa chamava-se rondé, era vertical e semelhante à letra gótica no seu início.
O papiro era o suporte mais utilizado para obras literárias, cartas, contratos, leis e outros textos de certa importância.
A escrita surge como necessidade do desenvolvimento da economia e da sociedade que estavam ocorrendo principalmente no Oriente Médio. A primeira forma de escrita registrada nesta localidade é a cuneiforme que evoluiu dos registros de tempo de trabalho.
O uso da letra manuscrita iniciou-se na França, durante o reinado de Luís XIV, época em que o país dominava quase toda a Europa.
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios.
De fato, não podemos atribuir o surgimento da escrita a uma única sociedade. Em épocas bastante próximas, civilizações americanas, os egípcios, chineses e mesopotâmicos começaram a desenvolver seus sistemas de representação gráfica.
Enquanto o latim continuou a ser a principal língua escrita do Império Romano, o grego veio a ser a língua falada pela elite bem-educada, visto que a maioria da literatura estudada pelos romanos era escrita em grego.
E foi nesse contexto que, aproximadamente no ano 3000 a.C., surgiu a primeira forma de se escrever: a cuneiforme. Seu aparecimento se deu entre os sumérios, na região da antiga Mesopotâmia, dando início à história da escrita.
Nota: Romano e romana redirecionam para este artigo. Para outros significados dos termos, veja Romanos e Romana (desambiguação).
Como saber se tenho alguma doença autoimune?
Qual o remédio bom para infecção de pele?
Onde fica a garagem do Benny GTA 5?
Como se escreve a palavra ecologicamente?
O que vem no tempero pega marido?
Como as demonstrações contábeis podem ajudar os gestores na tomada de decisão?
O que é planejamento para Vasconcellos?
Como dividir os gastos mensais?
Qual é a história do videogame?
O que Angélica vai fazer na Globo?
O que é lotação do servidor público?
O que não fica bom na airfryer?
Quais são as causas de hipoxemia?
Quais são os fatores de produção de um empreendimento rural?
O que é maturação de um queijo e qual a sua importância?
Como saber se a ureia está alta?