A gráfica tem uma história que se mistura com diversas áreas do conhecimento humano. Ela nasceu 3 mil anos antes de Cristo, na civilização Mesopotâmia, e evoluiu gradativamente até as ágeis e avançadas máquinas de hoje.
O design gráfico que conhecemos hoje foi se firmando como profissão entre os séculos XIX e XX, principalmente devido à Revolução Industrial. Com o avanço da tecnologia e a ênfase na comunicação visual, surgiu a necessidade de se ter profissionais dedicados à área gráfica.
Apesar de já serem, às vezes, denominados designers aqueles artesãos que se detinham a confeccionar livros de padrões, é mais seguro assegurar que a atividade como profissão autônoma remete ao século XVIII. Até então, o processo de manufatura era realizado apenas por uma pessoa.
Origens da indústria gráfica O design gráfico moderno tem sua origem distante nas oficinas tipográficas que concentraram a produção de livros na Europa entre os séculos XV e XIX.
De 18, o movimento inglês Arts and Crafts, através do seu líder William Morris, passou a defender uma arte “feita pelo povo e para o povo”. O ato de revalorizar o trabalho manual e recuperar o valor estético dos objetos produzidos para uso cotidiano viriam a se transformar no que conhecemos como “design”.
Pode-se considerar o ano 1963 como marco inicial do design no Brasil, com a criação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), primeira escola de design brasileira.
Gráfico, por sua vez, é uma palavra mais antiga, cujo uso em português data do século XIX. Em sua origem remota, deriva do grego graphein, que quer dizer escrever, descrever, desenhar, e está ligada a outras palavras, como grafar, grafismo, grafite, grafologia, bem
Origens da Computação Gráfica. A Computação Gráfica está presente em todas as áreas, desde os mais simples jogos eletrônicos até o projeto dos mais modernos equipamentos para viagens espaciais, passando também pela publicidade, com as mais as vinhetas eletrônicas e pela medicina na qual a criação de imagens de órgãos internos ao corpo humano ...
Qual a diferença entre a arte gótica e a arte românica? A principal diferença é que a arte românica foi imaginada e criada para o campo e, devido ao contexto histórico, a gótica foi criada para os centros urbanos.
A arte gótica se desenvolveu durante um longo período em que a cultura europeia passava por profundas mudanças que influenciaram a arte. Nos séculos XI e XII, o campo era mais produtivo e o comércio havia ressurgido. As cidades e grandes centros urbanos começaram a se recuperar e, na era gótica, surgiu um novo grupo social: a burguesia.
Por quê ou por que quando usar?
Pode tomar duas vacinas diferentes no mesmo dia?
Quantos CACs existem no Brasil 2021?
Qual o valor máximo de empréstimo para aposentados com salário mínimo 2021?
Como regularizar um imóvel já construído?
Quanto tempo uma pessoa precisa ler por dia?