A gráfica tem uma história que se mistura com diversas áreas do conhecimento humano. Ela nasceu 3 mil anos antes de Cristo, na civilização Mesopotâmia, e evoluiu gradativamente até as ágeis e avançadas máquinas de hoje.
O design gráfico que conhecemos hoje foi se firmando como profissão entre os séculos XIX e XX, principalmente devido à Revolução Industrial. Com o avanço da tecnologia e a ênfase na comunicação visual, surgiu a necessidade de se ter profissionais dedicados à área gráfica.
Apesar de já serem, às vezes, denominados designers aqueles artesãos que se detinham a confeccionar livros de padrões, é mais seguro assegurar que a atividade como profissão autônoma remete ao século XVIII. Até então, o processo de manufatura era realizado apenas por uma pessoa.
Origens da indústria gráfica O design gráfico moderno tem sua origem distante nas oficinas tipográficas que concentraram a produção de livros na Europa entre os séculos XV e XIX.
De 18, o movimento inglês Arts and Crafts, através do seu líder William Morris, passou a defender uma arte “feita pelo povo e para o povo”. O ato de revalorizar o trabalho manual e recuperar o valor estético dos objetos produzidos para uso cotidiano viriam a se transformar no que conhecemos como “design”.
Pode-se considerar o ano 1963 como marco inicial do design no Brasil, com a criação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), primeira escola de design brasileira.
Gráfico, por sua vez, é uma palavra mais antiga, cujo uso em português data do século XIX. Em sua origem remota, deriva do grego graphein, que quer dizer escrever, descrever, desenhar, e está ligada a outras palavras, como grafar, grafismo, grafite, grafologia, bem
Origens da Computação Gráfica. A Computação Gráfica está presente em todas as áreas, desde os mais simples jogos eletrônicos até o projeto dos mais modernos equipamentos para viagens espaciais, passando também pela publicidade, com as mais as vinhetas eletrônicas e pela medicina na qual a criação de imagens de órgãos internos ao corpo humano ...
Qual a diferença entre a arte gótica e a arte românica? A principal diferença é que a arte românica foi imaginada e criada para o campo e, devido ao contexto histórico, a gótica foi criada para os centros urbanos.
A arte gótica se desenvolveu durante um longo período em que a cultura europeia passava por profundas mudanças que influenciaram a arte. Nos séculos XI e XII, o campo era mais produtivo e o comércio havia ressurgido. As cidades e grandes centros urbanos começaram a se recuperar e, na era gótica, surgiu um novo grupo social: a burguesia.
Quais são os principais motivos dos conflitos no mundo?
Qual é o melhor app para fazer edits?
Qual a diferença da Strada Freedom para Volcano?
O que não pode deixar de conhecer em Dubai?
Quantos celulares existem no mundo em 2021?
Quais são as 4 etapas do mapa de fluxo de valor?
Qual temperatura ideal para fritar peixe?
Quanto ganha a maior patente do Exército?
Tem como colocar papel de parede em parede rebocada?
Como fazer um pedido de distrato?
Qual a diferença entre sousplat e jogo americano?
Quanto tempo o dinheiro do INSS pode ficar na conta?
Quem não fazer as atividades online vai reprovar?
Quanto ganha um GCM em Salvador?
Como cancelar assinatura Uber Pass?
Qual artigo de assédio moral no trabalho?