1950
Corrente artística surgiu em Paris na década de 1950 A Arte Cinética, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente ou escola artística do século XX que tem a característica principal a utilização de recursos visuais e técnicas destinadas a dar movimento à obra, ou, pelo menos, passar a impressão de movimento.
A arte cinética foi uma corrente artística moderna que surgiu na capital francesa, Paris, com a exposição “Lemouvement” (O movimento), na galeria Denise René, em 1955.
Alexander Calder A arte cinética de Alexander Calder.
A arte cinética busca romper com a condição estática da pintura e da escultura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento. Alexander Calder, The Star, 1960.
A Arte Conceitual é uma vanguarda artística moderna e contemporânea que surgiu nos anos 60 e 70 na Europa e nos Estados Unidos. Como o próprio nome indica, trata-se de uma expressão artística mais pautada nos conceitos, reflexões e ideias, em detrimento da própria estética (aparência) da arte.
A Arte Cinética causa impacto por se tratar de uma criação que está em movimento, que rompe com a ideia de escultura e pintura, pois conta com o auxilio de inventividades e outras questões mecânicas, além da imagem, para colocar a obra em movimento.
A arte cinética é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças.
A arte cinética nada mais é do que um estilo artístico que promove a ideia de movimento. Para isso, emprega os mais diversos elementos visuais e técnicas particulares para dar a movimentação desejada às peças ou, pelo menos, gerar a sensação de mobilidade para seus espectadores.
Abraham Palatnik Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética no Brasil Misto de artista e inventor, Abraham Palatnik foi consagrado por iniciar no país um movimento de integração entre arte e tecnologia.
A evolução tecnológica apesar de não parecer influenciou muito as artes, pois como havia o avanço das tecnologias, as artes também avançavam. ... Logo, a importância da tecnologia se dá através do avanço das artes.
Origem da arte cinética. A arte cinética foi uma corrente artística moderna que surgiu na capital francesa, Paris, com a exposição “ Lemouvement ” (O movimento), na galeria Denise René, em 1955. Dentre vários artistas que participaram destacam-se: Marcel Duchamp, Alexander Calder, Jean Tinguely, Victor Vasarely, Yves Klein, ...
Explorando a ilusão de ótica e hipnotizando os seus espectadores, o cinetismo é caracterizado por produzir dinamismo às obras ou, pelo menos, causar essa sensação de movimento. Da Europa, o cinetismo se propagou para o mundo, ganhando adeptos ao redor do globo.
Com isso, a obra perde a característica do estático da escultura e da pintura. A exposição Le mouvement ( O movimento ), que aconteceu em Paris, na França, em 1955, é considerada o marco para a arte cinética.
Vários materiais são utilizados para a criação das obras de arte cinética, como madeira, metais, vidros, fios, arames, plásticos, etc. Vários artistas fizeram parte e ficaram conhecidos através da arte cinética, principalmente entre as décadas de 19. Pode-se citar alguns que tiveram reconhecimento, como:
Como tirar manchas difíceis de tecido?
Quando usar máscara de oxigênio?
O que significa fazer um sequenciamento genético?
O que é preciso para cantar ópera?
Como treinar a apresentação do TCC?
O que é uma doença profissional e como se prevenir delas?
Qual fruto é designado como Sorose como é classificado?
Quantas peças devem ser capturadas para fazer um Xeque-mate?
Como me apresentar para outras pessoas?
Qual a diferença de glacê real para o mármore?
O que traz felicidade para o ser humano?
Como me apresentar em mandarim?
O que quer dizer valorização das diferenças e das diversidades?
Para que serve suco de repolho roxo?
Quais foram as relações que constituíram a sociedade brasileira?
Como o sistema JIT contribui para os objetivos estratégicos da empresa?