Cristianismo tornou-se religião de Estado do Império Romano em 380 d.C. O decreto do imperador bizantino Teodósio 1º teve consequências abrangentes ao unir à Antiguidade clássica as raízes judaico-cristãs do continente europeu. Com bons e maus desdobramentos. Nº 3 da série "Os Europeus".
Cristianismo (do grego Xριστός, "Christós", messias, ungido, do heb. משיח "Mashiach") é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.
O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.
Os primeiros cristãos, como descrito nos primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos, ou eram judeus ou eram gentios convertidos ao judaísmo, conhecidos pelos historiadores como judeus-cristãos. Tradicionalmente, o Cornélio, o Centurião, é considerado o primeiro gentio convertido.
Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga tradição viva" ou a "mais antiga das principais tradições existentes".
O Cristianismo é uma religião abraâmica (ou seja, que deriva de Abraão, personagem bíblico citado no livro do Gênesis e que teria fundado a nação hebriaca) com a crença predominante de que Deus enviou seu filho, Jesus Cristo, para salvar ahumanidade.
Entre os principais grupos do Cristianismo atual estão os Católicos, os Ortodoxos e os Protestantes. Na Igreja Católica e nas Ortodoxia, a "Tradição Sagrada" é considerada doutrina oficial e com autoridade similar à da Bíblia.
Há cerca de 2 mil anos nasceu o cristianismo, gerado do judaísmo, no Oriente Médio. Sendo uma religião monoteísta, tem como protagonista Jesus Cristo de Nazaré, em que acredita-se ser filho de Deus, em encarnação humana. Mas do que se trata o cristianismo?
Basicamente, o cristianismo protestante foi gerado a partir da Reforma, no século 16. Foi a partir daqui que começaram a contestar os dogmas e rituais católicos. Alguns cristãos passaram a questionar as escrituras e as leis, criando outra vertente ao cristianismo. Lutero contestando os dogmas cristãos.
Assim, por volta do século II da nossa era, o cristianismo começou a se expressar em contraposição à cultura greco-romana então vigente. As religiões grega e romana eram politeístas.
Indo na contramão das perguntas anteriores, o local onde o cristianismo foi criado é praticamente um consenso entre os especialistas na área.
Qual a diferença entre renúncia e perdão do ofendido?
Qual a diferença de aposentadoria por invalidez e aposentadoria por incapacidade permanente?
Porque a alergia piora à noite?
O que posso ligar em um gerador de 5 kVA?
Como saber como vai ficar meu cabelo de outra cor?
Com quantos anos pode colocar aparelho nos dentes?
O que são os ruídos Hidroaéreos?
Qual é a diferença entre sonhos e metas?
Quais os benefícios do Aldactone?
Quanto custa morar em torres vedras portugal?