A ditadura militar chilena (em castelhano: dictadura militar de Chile) foi um governo militar autoritário que governou o Chile entre 1973 e 1990.
A principal diferença entre ambas foi a sua duração: a ditadura chilena foi muito mais duradoura (de 1973 a 1990) que a ditadura na argentina (de 1966 a 1973), tendo sido também mais violenta.
Durante a ditadura de Pinochet, estima-se que mais de três mil pessoas foram mortas pela repressão do governo e outras 40 mil foram torturadas. Com a instalação da ditadura no Chile, o Congresso foi dissolvido e a existência de partidos políticos, como a Unidade Popular, foi proibida e colocada na ilegalidade.
O regime foi caracterizado pela supressão sistemática de partidos políticos e pela perseguição de dissidentes a uma extensão que era sem precedente na história de Chile. Ao todo, o regime deixou mais de 3 mil mortos ou desaparecidos, torturou milhares de prisioneiros e forçou 200 mil chilenos ao exílio.
Seu regime foi marcado por constantes violações de direitos humanos, com mais de 80 000 pessoas sendo presas e outras 30 000 torturadas. Segundo números oficiais, mais de três mil pessoas foram assassinadas pelo governo Pinochet.
41 curiosidades que você vai gostar
A sua política, a chamada "via chilena para o socialismo", pretendia, segundo ele, uma transição pacífica, com respeito às normas constitucionais chilenas e sem o emprego de força, para uma sociedade de paradigma socializante.
A ditadura chilena foi bem parecida com a brasileira: matou e torturou seus opositores, além de legalizar constitucionalmente a ditadura. Com tantas manifestações populares contrárias a ditadura no ano de 1987, foi realizado um plebiscito que decretou que Pinochet não continuaria no poder.
Resposta: Existem semelhanças entre as ditaduras militares brasileira (1964-1985), argentina (1976 1983), uruguaia (1973-1985) e chilena (1973-1990). receberam amplo apoio internacional tanto dos Estados Unidos quanto da Europa Ocidental. ... ao golpe civil-militar instaurado no Brasil, no ano de 1964.
Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário. ... Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário.
Em dezembro de 1986 durante a presidência de Julio María Sanguinetti editou-se uma lei que punia os delitos de violação aos direitos humanos e terrorismo, feitos durante a ditadura (1973 -1985), que posteriormente passou por um plebiscito onde foi afirmada a sua legitimidade com 58% dos votos.
Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.
Durante seu governo, Allende começou a fazer as reformas que havia prometido: estatizou bancos e grandes empresas e, em 1972, fez o mesmo com as minas de cobre. Essas mudanças econômicas e sociais tiraram o país da péssima situação em que se encontrava.
História. O Partido Socialista era o partido do marxista histórico Salvador Allende, que foi um de seus fundadores em 19 de abril de 1933. ... Durante os mais de 20 anos do governo de Pinochet, o partido, assim como outros de esquerda, foi colocado na ilegalidade e só pôde retornar à ativa em 1990.
Um dos primeiros atos de Allende foi nacionalizar o cobre, principal produto de exportação do Chile. ... Na política externa, o Chile passou a ter relações diplomáticas com todos os países do mundo, inclusive os de orientação socialista. Impulsou a reforma agrária, mas enfrentou grandes resistências.
Em 11 de setembro de 1973, Salvador Allende, presidente do Chile, morreu de ferimentos autoinfligidos por arma de fogo durante um golpe de Estado liderado por Augusto Pinochet, comandante em chefe do Exército chileno.
Nessas diversas investigações, há discrepância nos números de mortos e desaparecidos computados. A CNV, em seu relatório final, reconheceu 434 mortes e desaparecimentos políticos entre 1964 e 1988, dos quais a maioria ocorreu no período da ditadura.
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) apontou a responsabilidade do regime militar pela morte de 224 pessoas e pelo desaparecimento de 210 – 228 delas morreram durante o governo Médici (1969-1974).
Alberto Kenya Fujimori (藤森 謙也 Fujimori Ken ya ) (Lima, 28 de julho de 1938) é um político nipo-peruano, foi presidente do Peru de 28 de julho de 1990 a 22 de novembro de 2000.
Durante a última ditadura argentina, além do ditador Videla (1976-1981), estiveram a frente desse processo os generais, Roberto Eduardo Viola (1981-1981), Leopoldo Galtieri (1981-1982) e Reynaldo Bignone (1982-1983).
O Golpe de Estado de 11 de Setembro, ocorrido no Chile em 1973, foi um golpe militar que derrubou o regime democrático constitucional do Chile e de seu presidente, Salvador Allende, tendo sido articulado conjuntamente por oficiais sediciosos da marinha e do exército chileno, com apoio militar e financeiro do governo ...
Qual melhor corretora para investimentos?
Quanto custa o DUT Eletrônico 2021?
Quais são as características do composto iônico?
Como saber se um rato tem leptospirose?
Quais são as principais características do romantismo literário?
Quais atividades para trabalhar com autismo?
Qual é o maior desafio do ECA?
O que passar no taco de madeira?
Será suspensa a exigibilidade do crédito tributário no caso de?
Quem é o representante legal do espólio?
Como selecionar um texto que não dá para selecionar?
Quais são os requisitos específicos para a interposição do recurso especial?
É preciso trocar a terra dos vasos?
Como dar Trissulfin para cachorro?
O que faz a Infantaria motorizada?