Em geral, a recomendação é fazer a troca a cada um ou dois anos. Sempre verifique o prazo indicado pelo fabricante no manual do proprietário do veículo, assim como o DOT correto a ser usado. Atualmente, são comercializados os fluidos DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1. Quanto menos viscoso, maior será o DOT.
Preparação
Peça que alguém pressione o freio algumas vezes, até que a pessoa perceba pressão ou resistência no pedal (o motor deve estar desligado). Quando a pessoa perceber a pressão, solte o sangrador até que o fluido comece a passar pelo tubo. A outra pessoa deve notar que o pedal está se movendo em direção ao chão.
Fluido de freio: 4 sinais que mostram que está na hora de trocar
Fluido de freio nunca poder ser completado e deve ser trocado periodicamente - Vrum.
Quais são as consequências do fluido de freio baixo? Assim como qualquer outro problema mecânico, o fluido de freio baixo vai requerer o uso forçado de peças e sistemas do veículo, o que tende a acarretar desde a queda de desempenho até o desgaste desnecessário do motor.
Depois de apenas um ano de serviço, o fluido de freio no veículo médio pode conter tanto quanto 2% de água. Após 18 meses, o nível de contaminação pode ser tão alto quanto 3%. E depois de vários anos de serviço, não é incomum encontrar fluido de freio que contém até 7% a 8% de água.
Há vários formatos do reservatório do fluido de freio, mesmo nos carros com ABS. Na maioria das vezes o reservatório está acoplado ao Servo-Freio, ao lado esquerdo do motorista, depois da coluna A (à frente da coluna de direção no capô).
Quais são as consequências do fluido de freio baixo? Assim como qualquer outro problema mecânico, o fluido de freio baixo vai requerer o uso forçado de peças e sistemas do veículo, o que tende a acarretar desde a queda de desempenho até o desgaste desnecessário do motor.
Para quê? Porque: ou ele baixou devido a um desgaste das pastilhas e lonas, e na hora que você substituí-los o nível volta ao normal sozinho, ou então pode estar havendo um pequeno vazamento do fluido. Nesse caso, oficina também: ou para trocar as pastilhas, ou pra descobrir e reparar esse vazamento do fluido.
Pode ter sido de 10 mil ou de 100 mil quilômetros, a troca não é por quilometragem, mas por prazo. Sabe por quê? Porque o fluido de freio é higroscópico, ou seja, ele absorve a umidade.
Você deverá usar uma seringa diretamente sobre o recipiente do fluido de freio do carro para extrair o antigo. Insira o novo imediatamente. O objetivo é evitar que entre ar no sistema. Se isto ocorrer, os freios não serão 100% eficientes, de modo que preste muita atenção neste ponto.
Siga esses passos caso o fluido de freio esteja sem cor ou em pouca quantidade. Se o fluido estiver abaixo do nível “mín”, é hora de colocar mais fluido. Pode ser bom fazer uma revisão nos freios: queda nos níveis de fluido de freio pode ser sinal de problemas com o sistema de freio como um todo, como pastilhas gastas.
Manter os níveis certos do fluido de freio é parte vital para que o sistema de frenagem funcione. Por isso, recomenda-se que os motoristas troquem o fluido de freio a cada dois ou três anos.