Use luvas quando puder ser prevista a ocorrência de contato com sangue ou outro material potencialmente infeccioso, membranas mucosas ou pele não intacta. Remova as luvas após auxiliar um paciente. Não use o mesmo par de luvas para assistir mais de um paciente.
Calçar a luva com a palma da mão voltada para cima e os dedos unidos, mantendo a distância do campo estéril, do próprio corpo e de qualquer fonte de contaminação (figura 4). Colocar os dedos da mão enluvada (exceto o polegar) na parte interna da dobra do punho da segunda luva, expondo sua abertura (figura 4 e 5).
O uso de luvas tem a finalidade de proteger as mãos dos profissionais da área de saúde do contato com sangue ou fluidos corporais que podem levar à contaminação. As luvas protegem também os pacientes, e reduzem o risco de transmissão de micro-organismos entre os pacientes e os profissionais da saúde.
As luvas são consideradas um Equipamento de Proteção Individual (EPI) de acordo com disposição da Norma Regulamentadora nº 6 “… todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança e saúde no trabalho”.
As luvas de procedimentos são utilizadas para procedimentos que não exigem técnica asséptica e destinam-se a reduzir os riscos de contaminação das mãos dos profissionais por fluidos biológicos, como sangue, secreções, disseminações para o ambiente e transmissão do profissional para o paciente e vice-versa.
Com as pontas dos dedos, pegue uma das luvas (sem encostar na região da palma) pela abertura e vista-a até o fim, utilizado a mão descoberta para auxiliar no processo. Repita com o outro par. Coloque as luvas encostando somente na base, evitando a contaminação da palma da mão.
procure manusear as luvas pela face interna. Assim, você evita qualquer tipo de contaminação do lado externo; segure a luva com uma mão para encaixá-la na outra.
Qual é a finalidade da luva de procedimento?
Luvas de Procedimento e Luvas Cirúrgicas O primeiro modelo não é esterilizado e, por isso, só pode ser utilizado em procedimentos simples, não invasivos. Já as Luvas Cirúrgicas são esterilizadas e, dessa forma, podem ser utilizadas em qualquer procedimento cirúrgico.
São exemplos de procedimentos nos quais utilizamos luvas de procedimento: estabelecer punções venosas, administrar medicamentos, mobilizar o paciente, coletar de materiais para exames, fazer curativos, dentre muitos outros.
Desta forma, deve-se considerar o uso de luvas quando se investiga as razões da baixa adesão à HM entre os PAS. O uso de luvas tornou-se um componente rotineiro na prática assistencial dos PAS desde a década de 8011.
Este guia elenca as situações práticas mais comumente realizadas pelos profissionais nos serviços de saúde, com recomendações quanto ao uso de luvas: sua indicação e tipo recomendado, em conformidade com práticas atuais nacionais e internacionais.
Quais são os principais tipos de luvas? De forma geral, as luvas específicas para o uso médico hospitalar e odontológico são classificadas entre 2 tipos: luva cirúrgica e luva para procedimentos não cirúrgicos.
Como resetar o cartucho da Epson?
Como resetar termômetro digital Anu?
Como inventar um nick para free Fire?
Como resetar senha do roteador vivo?
Como apagar filmes do continuar assistindo Netflix?
Como resetar aparelho da Vivo?
Como restaurar o sistema do windows 7 ultimate?
Qual o melhor tipo de investimento pessoa jurídica?
Como saber se um processo é físico ou eletrónico TJMG?
Como saber se o pneu aceita tubeless?
Como pesquisar se um curso é reconhecido pelo MEC?
Quais são as primeiras partes do computador que são reconhecidas?
Como saber se meu pedido foi parado pela alfândega?
Como saber se o processo está no fim?