A ação penal é pública quando promovida e movimentada pelo Ministério Público. Nesse contexto, a ação pública é incondicionada quando, para promovê-la, o Ministério Público independe de qualquer manifestação de vontade. A regra é esta: a ação penal é pública é incondicionada.
A diferença é muito simples: a Ação Penal Pública Incondicionada será promovida por denúncia do Ministério Público – e não é preciso a autorização ou representação de ninguém. O promotor de Justiça não tem um querer, mas um dever de promover a denúncia.
A ação penal pública condicionada é aquela que, embora deva ser ajuizada pelo MP, depende da representação da vítima, ou seja, a vítima tem que querer que o autor do crime seja denunciado. Nestes crimes, o inquérito policial pode se iniciar: Representação do ofendido ou de seu representante legal.
Incondicionada é a iniciada mediante denúncia do Ministério Público nas infrações penais que interferem diretamente no interesse público. É a regra no processo penal. Portanto, independe de representação ou requisição.
Com fulcro ao artigo constitucional podemos adentrar no tema em estudo. Assim, temos a ação penal pública incondicionada, quando há obrigação do Ministério público em praticar a denúncia diante do fato ilícito, típico e culpável; após violação de norma penal estabelecida pelo estado.
A ação penal pública condicionada é aquela que, embora deva ser ajuizada pelo MP, depende da representação da vítima, ou seja, a vítima tem que querer que o autor do crime seja denunciado.
É bem verdade que a ação penal de iniciativa pública incondicionada deve ser proposta por um órgão oficial do Estado, que, nesse caso, é o Ministério Público, pois cabe ao Estado o jus puniendi e o jus persequendi. Tal é o princípio da oficialidade.
(A ação Penal Pública) dependerá, quando a lei o exigir, de requisição do Ministro da Justiça, ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo. Exemplos? Sim, claro!
Outra questão relevante e que toca o princípio da obrigatoriedade da ação penal incondicionada é a disposta no artigo 76 da Lei n. 9.099/1995, a denominada transação penal. A doutrina convencionou chamar esse fato de discricionariedade regrada.
Qual valor do auxílio emergencial do Bolsa Família?
Como o ser humano utiliza as bactérias para o seu benefício?
Como saber qual é a porcentagem de um valor?
Como implantar o SGI em uma empresa?
Qual o valor do capital social?
Quanto dinheiro preciso para morar na Nova Zelândia?
Como calcular o valor de uma empresa com base no faturamento?
Como importar camisas de time originais?
Como medir o fio de rosca de um parafuso?
Como importar fotos para o Lightroom 2020?
Como saber o tom da minha sobrancelha?
Como saber o valor do meu cartão presente Renner?
Como importar um arquivo MBOX para o Gmail?
Como importar dados do plano de saúde para IRPF 2020?
Que cuidados devemos ter no caso de lubrificação por meio de pistola?