Segundo a legislação brasileira, a exumação somente poderá ser feita mediante o prazo de três anos após o sepultamento, salvo em situações especiais, onde esse período de tempo poderá ser menor.
De acordo com a lei, o prazo mínimo para a solicitação da exumação de um cadáver é de três anos, no caso de adultos, e seis anos, no caso de crianças. Nos casos de exumação por solicitação judicial, há o relaxamento desses prazos, sendo possível realizar a exumação assim que for necessário.
Nos casos simples, em que a solicitação da justiça não é precisa, os documentos necessários para solicitar a exumação de um corpo são a Certidão de Óbito e o RG do responsável pela exumação. Em alguns cemitérios, também pode ser cobrada uma taxa do serviço, por isso não deixe de se informar com antecedência.
Em suma, a remoção deve ser autorizada pela família ou por alguma demanda judicial em casos específicos. Apesar de ser um procedimento comum, muitas pessoas ainda não sabem por que e quando é necessário exumar um corpo.
Após esse prazo, a família deverá decidir quais medidas deverão ser tomadas. Todo este zelo é tomado para assegurar o respeito à memória do ente querido falecido, pois uma atitude ilegal ou irregular neste processo, poderá acarretar sanções penais para quem o fez, caracterizando-se como violação de sepultura.
16 curiosidades que você vai gostar
Após os três anos de espera, a exumação é realizada pelos motivos já citados: por mudança de um cemitério para outro, de uma cova para outra, por investigação policial e por excedente do cemitério. Na sepultura perpétua, a exumação só é feita com solicitação da família.
Via de regra, cabe à autoridade policial determinar a realização de autópsia, sendo sua atribuição determinar a exumação, quando for necessário. No entanto, o juiz pode determina-la, e será conduzida pela autoridade policial.
Entre 60 cm e 1 m de profundidade, ela leva entre nove e 12 meses. Os ossos, porém, só “somem” depois de uns quatro anos. E a proteção de um caixão (ou de outros invólucros, como tecido e plástico) pode multiplicar esse tempo por seis!
O cadáver vai ficando escuro e inchado, a pele e os órgãos se desfazem e o cérebro vira um caldo. Depois de algum tempo, não sobra quase nada. A decomposição acontece em duas frentes. A primeira é a mais esquisita: o próprio corpo como a si próprio.
À temperatura ambiente começa geralmente de 12 a 24h após a morte. É causado principalmente devido às atividades das bactérias do intestino que digerem as proteínas e excretam gases (como metano, cadaverina e putrescina) com um forte odor desagradável.
As moscas varejeiras detetam esse cheiro, usando recetores especializados nas suas antenas; depois, pousam no cadáver e depositam os seus ovos nos orifícios e nas feridas abertas.
No rigor mortis, o corpo fica rígido e completamente instável, pois todos os músculos ficam tensos devido às mudanças que ocorrem neles no nível celular. O rigor mortis se instala 2 a 6 horas após a morte e pode durar de 24 a 84 horas. Depois disso, os músculos ficam flácidos e flexíveis mais uma vez.
No final de janeiro, um cadáver explodiu em um cripta em um mausoléu em Preston, Melboune, Austrália. Uma das possíveis causas, foi o excesso de calor do mês de janeiro, aliado a uma vedação inadequada do túmulo. O corpo explodiu liberando fluidos através da vedação, sujando o granito da sepultura.
A remoção de ossada em sepultura alugada só poderá ser feita após o vencimento do prazo de permanência determinado em legislação e após a realização da exumação definitiva. Em caso de falecimento natural, o corpo deverá permanecer na sepultura por 3 anos e 30 dias.
Porque essas partes do corpo são compostas de minerais, material que não faz parte do cardápio das bactérias que nos digerem no cemitério. Esses seres unicelulares alimentam-se de matéria orgânica – a que compõe nossos tecidos, formada basicamente por átomos de carbono.
De acordo com a Resolução SS-28, de 25-2-2013, item 13.1.: O prazo mínimo para a exumação de corpos é de 3 (três) anos, contados da data do óbito, e 2 (dois) anos no caso de criança até a idade de seis anos, inclusive.
Eventualmente, os gases e os tecidos liquefeitos abandonam o corpo, geralmente através do ânus, outros orifícios e, muitas vezes, partes do corpo onde a pele tenha sido rasgada. Às vezes, a pressão é tão grande que o abdómen explode.
Quando o corpo é preparado para o velório, costuma-se preencher os orifícios naturais da pessoa com algodão, o que é chamado de tamponagem ou tamponamento. Esse procedimento é realizado para que gases, secreções e sangue não sejam liberados.
Logo depois que o corpo passa pelos estágios de livor, rigor e algor mortis, tem início a putrefação. Então, as bactérias e larvas começam a agir e a liberar gases, dando uma aparência inchada para o cadáver. Em seguida, a pele se rompe e os gases são liberados – daí o cheiro forte tão característico.
Dor.Falta de ar.Problemas do trato digestivo.Incontinência.Úlceras de pressão.Fadiga.Depressão e ansiedade.Confusão e perda da consciência.
"As pessoas geralmente parecem estar dormindo logo após a morte, com uma expressão facial neutra. Mas um dos meus parentes, que sentiu dores intensas nas horas que antecederam sua morte e não teve acesso a cuidados médicos, tinha uma expressão radiante e de êxtase.
Sentindo Odores. Uma das maneiras de um espírito indicar que está próximo é através da memória olfativa; sempre que sentimos o cheiro de alguém, lembramos dessa pessoa quase que de imediato. ... Decifrando Sonhos. ... Desaparecimento de Objetos. ... Entendendo os Pensamentos. ... Funerais.
Em contato com o calor da pele de uma pessoa ou animal, de 12 a 24 horas depois os ovos eclodem e surgem larvas minúsculas, que darão continuidade ao ciclo evolutivo do inseto.
Uma mosca soldado pode colocar de 500 à 900 ovos, que eclodem em aproximadamente 4 dias. Nesse momento, começa a fase de larva, que passa por 5 estágios de crescimento, totalizando de 13 à 18 dias até chegarem à fase pré-pupa, que é o sexto estágio. .
Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.
Como ler livro digital no iPad?
Como calcular a quantidade de telhas?
Qual a tecla para entrar na BIOS?
Como descobrir a versão do JRE?
Porque a hipocalcemia gera tetania?
Como saber o CVC do cartão C6 Bank?
Onde encontrar o CEP do cadastro do Bolsa Família?
Como descobrir o MAC do meu PC?
Como se descobre a máscara de rede?
Como salvar uma música nos arquivos do iPhone?
Como pingar no site do Google?
Como salvar o template do Revit?
Como descompactar fontes baixadas?