Em 1610 d.C., Galileo Galilei observava o segundo planeta do Sistema Solar por um telescópio e notou que ele passava por "fases" semelhantes as da Lua. Essa observação colaborou com a visão copernicana de que os planetas orbitavam ao redor do Sol e não ao redor da Terra.
Isso explicaria a formação dos planetas gasosos, como Júpiter e Saturno. O novo modelo, afirmam os autores, explicaria também a formação de planetas fora do Sistema Solar. Segundo os especialistas, o telescópio Hubble ajuda a comprovar a proposta. O observatório já registrou estrelas nascendo dentro de nuvens frias.
Os planetas do Sistema Solar se formaram gradualmente, a partir da aglomeração de partículas de matéria presentes no disco protoplanetário que foram se condensando e agrupando, formando pequenos objetos. Apesar de gradual, o processo foi super-rápido — em termos astronômicos, claro! Então, esses objetos foram colidindo uns com os outros e se ...
Esses “planetões” são, como você sabe, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e atualmente se encontram nas órbitas mais externas no Sistema Solar.
A hipótese nebular defende que o Sistema Solar se formou a partir do colapso gravitacional de um fragmento de uma grande nuvem molecular. O tamanho da nuvem era de 20 pc, enquanto que os fragmentos tinham cerca de 1 pc de extensão.
Qual o metal mais forte do Brasil?
Quantas linhas tem 2 parágrafos?
Quantos comprimidos de Predsim por dia?
Como se chama Viviane em inglês?
Como fazer para dar baixa em cheque devolvido?
Como renovar o IP no Windows 10?
Qual é o melhor exame tomografia ou ressonância?
Porque Lacan foi expulso da IPA?
Qual é a estrutura dos textos teatrais?
Porque Avatar O Último Mestre do Ar não teve continuação?