No dia 9 de julho de 1816, as Províncias Unidas na América do Sul declararam formalmente sua independência da coroa espanhola, concluindo um complexo processo revolucionário de seis anos e iniciando outro, também complexo, que levaria a conformação da Nação Argentina.
A independência da Argentina, Chile e Peru foi comandada por José de San Martín (1778-1850).
Argentina ChileUruguaiBolíviaParaguai Guerra da Independência da Argentina/Local
Em 9 de julho de 1816, na histórica Casa de Tucumán, na província homônima, foi assinada a Acta que proclamou a Independência das Províncias Unidas do Rio da Prata da Monarquia Espanhola.
A Independência da Argentina foi proclamada em 1810. - Manuel Belgrano: foi general em chefe do Exército do Norte.
A região que hoje corresponde à Argentina era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís. Sua independência só foi conquistada em 1816, após a revolução que derrubou o vice-rei espanhol em 1810.
Resposta:equador,chile e peru.
O processo de independência da Argentina, que seria concluído no ano de 1816, foi iniciado em 1810, com a Revolução de Maio. O evento envolveu uma série de movimentos que ocorreu de 18 a .
O processo de independência começa com diversas organizações e feitos, inicialmente liderados por Antonio Nariño e Camilo Torres Tenorio. Adiante, a independência é liderada por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, na longa Batalha de Boyacá, que tem início em 1810 e termina finalmente com êxito em 1819.
William BrownProvíncias Unidas do Rio da Prata
Santiago de LiniersPedro Antonio OlañetaJosé Manuel de Goyeneche, 1st Count of Guaqui
Guerra da Independência da Argentina/Comandantes
Em 9 de julho de 1816 (data da Proclamação de Independência da Argentina) a independência foi declarada pelos congressistas. Somente em 9 de julho de 1859 houve o reconhecimento de sua independência pela Espanha, no reinado de Isabel II.
Foram eles: - Cornelio Saavedra: fazia parte do Exército Patriota e foi presidente da Junta Provisória Governativa. - Mariano Moreno: foi secretário de Guerra e Governo da Primeira Junta. - Manuel Belgrano: foi general em chefe do Exército do Norte. Cornelio Saavedra, um dos principais líderes da Independência da Argentina.
A Guerra de Independência durou 15 anos (entre 18), colocando de um lado a Espanha e de outro as Províncias Unidas do Rio da Prata, Gran Colômbia, Chile, Peru e Províncias Livres de Guayaquil. A Guerra terminou em 1825, após a rendição da Espanha, e teve como principal consequência a independência do Vice-Reinado do Rio da Prata.
Em fevereiro de 1825, a Grã-Bretanha foi a primeira nação a reconhecer a independência, através da assinatura de um tratado. Em 1826, as Províncias Unidas mudaram o nome para República Argentina, nome atual e que foi oficializado na primeira constituição promulgada neste mesmo ano.
Qual foi o fato que contribuiu para o aumento da população no Centro-oeste?
Quais são os 4 principais compostos orgânicos?
Como deve ser o ensino de Ciências nos anos iniciais?
Como saber se a raiz está morta?
Como ensinar o bebe a dormir no berço?
Quais são os tipos de comportamento humano?
Porque não pode tomar café com leite?
Como tomar óleo de copaíba para tosse?
Como é feito o cálculo do Imposto de Renda mensal?
Como obter o certificado de vacinação?
Qual a importância do letramento na Matemática?
Quantos dias de repouso depois de fazer cateterismo?
Como utilizar o iTunes para ativar o iPhone?
Quantos Avcs uma pessoa suporta?
O que é preciso para entrar no IME?