Guerras Médicas, Guerras Greco-Persas, Guerras Persas ou Guerras Medas são designações dadas aos conflitos bélicos entre os antigos gregos e o Império Aquemênida durante o século V a.C., de 499 até 449 a.C.
A luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente foi a principal causa dessas guerras.
No ano de 490 a.C., navios persas aportaram na Planície de Maratona e rumaram seus exércitos contra a cidade de Atenas, localizada a 40 quilômetros do litoral. ... A manobra utilizada pelos atenienses fez com que os persas fossem atraídos para as imediações do Canal de Salamina.
As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas. Por isso muitas vezes elas são chamadas também de Guerras Greco-Persas.
As duas cidades encabeçavam as principais alianças militares da época: a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, comandada pelos espartanos. A guerra durou aproximadamente 30 anos e foi decisiva para o fim da Era Clássica grega.
20 curiosidades que você vai gostar
Guerras Médicas, Guerras Greco-Persas, Guerras Persas ou Guerras Medas são designações dadas aos conflitos bélicos entre os antigos gregos e o Império Aquemênida durante o século V a.C., de 499 até 449 a.C. A colisão entre o mundo político fragmentado dos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e o enorme império dos ...
Principais consequências:
- Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.
Sob a liderança de Milcíades, Atenas saiu vitoriosa da guerra após a batalha de Maratona (490 a.C.). A derrota enfraqueceu o Império Persa, que só teve condições de enfrentar os gregos novamente em 480 a.C., quando teve início a segunda Guerra Médica.
Período helenístico (338-136 a.C.): a Grécia foi conquistada pela Macedônia, iniciando-se a fase da difusão da cultura grega pelo Oriente. Seu fim ocorreu quando a Grécia converteu-se em um protetorado dos romanos.
A Confederação ou Liga de Delos foi uma organização militar formada por Atenas que visava proteger as cidades gregas das tropas do Império Persa, combatendo a presença deles no Mediterrâneo.
Reorganizados os atenienses, derrotaram os Persas na batalha naval de Salamina, forçando Xerxes a retirar-se. Depois de Platéias, os Gregos venceram triunfalmente os Persas em Mycale, perto de Mileto, em 479 a. C., tendo sido o seu herói o pai de Péricles. A Grécia estava salva da ameaça persa.
Os gregos antigos não faziam distinção entre os medos e os persas, por isso terem dado o nome de Guerras Médicas às batalhas travadas com o Império Persa.
Em seguida, Alexandre conseguiu dominar a região onde ficavam as cidades fenícias, conhecida como Levante. A conquista desse território foi possível a partir da vitória na Batalho de Isso, em 333 a.C., que expulsou as tropas persas desse local.
O declínio dos persas
Em 490 a.C., Dario foi derrotado pelos gregos sob o comando de Atenas. Com a sua morte, Xerxes, filho de Dario, ascendeu ao trono, mantendo também o objetivo da conquista da Grécia. Nesse momento a Grécia estava em uma ampla expansão sob o comando de Alexandre O Grande.
A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.
A Península Grega ficou sob domínio romano a partir de 146 a.C., com o sul da Grécia sob a vigilância da província Macedônica, anexada por Roma desde 167 a.C..
Ele iniciou a conquista da região com uma grande batalha travada em abril do mesmo ano: a Batalha de Grânico. Consta nos registros que, nessa batalha, grande número de soldados da cavalaria persa foi morto pelos exércitos de Alexandre e a vitória foi dos macedônios.
Nesta altura é assinado o Tratado de Susa, também conhecido como Paz de Kallias, em que os persas reconheceram o domínio grego na Ásia Menor e prometem não atacar mais o território grego. Os gregos alcançam, assim, a hegemonia do comércio e o império Persa entra em decadência.
As consequências da guerra foram o fim do domínio ateniense, o curto domínio espartano, e a invasão dos macedônicos.
A Guerra do Peloponeso foi resultado direto da disputa de interesses entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa disputa e as reclamações de Corinto forçaram Esparta a declarar guerra aos atenienses porque os espartanos não podiam perder sua aliança com Corinto.
Guerras Médicas (499 - 479 a.C.) Guerra do Peloponeso (431 - 404 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (334 - 323 a.C.)
Com essas sucessivas vitórias, os gregos conseguiram impedir a invasão dos persas à Grécia Continental, bem como recuperaram a autonomia política das cidades localizadas na Ásia Menor. Sob a liderança dos atenienses, a Pérsia foi finalmente derrotada com a assinatura do Tratado de Susa, estabelecido em 448 a.C..
Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade.
Sua morte dividiu o império entre seus principais generais, uma vez que não deixou sucessores. Depois de fraturas políticas guerras civis nos séculos seguintes, a já encolhida Macedônia foi enfim dominada por Roma em 168 a.C., tornando-se uma província romana em 146 a.C.
No mesmo ano de 330 a.C. os gregos e macedônios, comandados por Alexandre o Grande, invadiram e destruíram o Império Persa.
Como o energético age no organismo?
Como produzir um parágrafo opinativo?
Qual a capacidade produtiva da Natura?
Como escrever um roteiro perfeito?
Como é o cérebro de um psicopata?
Como funciona o termo de doação?
Como é que se faz uma aliança de ouro?
Como funciona o sistema de esgoto de um prédio?
O que é envio fácil PagSeguro?
Quais são as categorias de ciclismo?
Como funciona o modo flex da UNIP?
Em que casos as decisões do Supremo Tribunal Federal tem efeito erga omnes?