Quando ocorre o fato gerador do IRPJ?

Pergunta de Afonso Telmo Monteiro Coelho Nunes em 30-05-2022
(37 votos)

O fato gerador do imposto de renda ocorre na data da aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica da renda e não no último dia do ano-calendário, ainda que o rendimento seja submetido a ajustes mensal e anual.

Quando ocorre o fato gerador do imposto de renda?

O fato gerador do imposto sobre a renda é, portanto, a aquisição de disponibilidade econômica ou jurídica, que independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepção.


Qual o fato gerador do imposto?

O fato gerador do tributo é a ocorrência, em si, que traz a tona a exigência do respectivo ônus para o contribuinte. A lei descreve situações que, ao ocorrerem na vida real, fazem com que se fixe o momento do nascimento da obrigação tributária.

Quando pode se considerar que tenha ocorrido o fato gerador ee que seus efeitos são existentes?

Tratando-se de situação de fato, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos desde o momento que se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios.

Quais são as classificações que podem ser atribuídas ao fato gerador?

a) elemento objetivo ou material, representado pela situação de fato, com seus elementos material, espacial, temporal e quantitativo. Trata-se do fato previsto na norma tributária; b) elemento subjetivo ou pessoal, representado pelos sujeitos da relação jurídica, o sujeito ativo e o sujeito passivo.

AGU Explica - Fato Gerador e Imposto de Renda


16 curiosidades que você vai gostar

Quais os tipos de fato gerador?

Exemplos de fatos geradoresIPTU: tem como fato gerador a posse ou propriedade predial e/ou territorial em área urbana.ITR: tem como fato gerador a propriedade territorial em área rural.ITBI: tem como fato gerador a transmissão de bens imóveis.

Quais são os elementos básicos do fato gerador de um tributo?

Já o fato gerador do tributo possui três elementos básicos: a legalidade, que se refere à exigência do cumprimento do princípio constitucional da legalidade; a Economicidade, que se refere ao aspecto econômico do que é tributável (envolvendo a base de cálculo e alíquota do tributo) e a capacidade contributiva do ...

Qual é o fato gerador do Imposto ITBI?

Fato gerador do ITBI é a efetiva transferência da propriedade imobiliária. Na aquisição de bens imóveis, além do pagamento do valor acordado pelo bem, também é necessário o recolhimento aos cofres municipais do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, o chamado ITBI.

Qual é o fato gerador do IPTU?

O fato gerador do IPTU consiste na propriedade, no domínio útil ou na posse de bem imóvel localizado em zona urbana municipal. A definição da zona urbana se dá em lei municipal. ... Os Contribuintes do tributo são: o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título.



Outras questões

Para que serve o essencial-9?

Como o Dabi morreu?

Qual a vantagem de um pneu mais largo?

Qual a evolução do Furfrou?

Pode hidratar o cabelo com ovo?

Qual o espaçamento ideal para o plantio de milho?

Quais os efeitos da preclusão?

Quem pode vencer o Superman?

Quais os benefícios do leite de búfala?

Qual o melhor leg?

É difícil tirar uma média de 600 no Enem?

O que fazer para comemorar aniversário de casamento?

Qual vitamina só tem na carne?

O que significa Dar-se-ia?

Porque não passar pomada na tatuagem?

Quantos centímetros de elástico para máscara 3d?

Qual a classe da sucata?

Onde Encontra-se o campo de identificação do emitente?

Como vetorizar uma imagem colorida?

Para que serve Salmo 130?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com