O verbo ser pode concordar ora com o sujeito e ora com o predicativo: a) quando o sujeito e o predicativo apresentarem flexões diferentes, o verbo ser concorda com o elemento que estiver no plural. Ex.: Muitos carros importados eram o seu desejo secreto. Ex.: O amor é sonhos.
# Nos casos em que o sujeito ou predicativo for representado por coisa, bem como se um sujeito ou predicativo se encontrar no singular e outro (sujeito ou predicativo) no plural, a concordância do verbo “ser” se dará no plural. Constatemos alguns exemplos: Os filhos são o meu tesouro.
Serem é a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo ser.
O verbo SER, portanto, irá concordar com pessoa, sujeito da oração. Na segunda, o verbo SER está entre coisa – “As esperanças” – e pessoa – “Edson Cariús”. O verbo SER, portanto, irá concordar com pessoa, predicativo do sujeito.
O Verbo "Ser"a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural.Exemplos:b) Quando o sujeito estiver no singular e se referir a coisas, e o predicativo for um substantivo no plural.Exemplos:c) Quando o sujeito for pronome interrogativo que ou quem.
23 curiosidades que você vai gostar
Conjugação do verbo: serPresente. eu. sou. tu. és. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. era. tu. eras. ele/ ela/ você ... Futuro. eu. serei. tu. serás. ele/ ela/ você ... Presente. que eu. seja. que tu. sejas. que ele/ ela/ você ... Futuro. se eu. for. se tu. fores. se ele/ ela/ você ... Pessoal. eu. ser. tu. seres. ... eu. seria. tu. serias. ele/ ela/ você
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
O verbo ser indica estado permanente. Ele é um dos principais verbos de ligação e como tal sua função é ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Isso faz com que, muitas vezes, o verbo concorde com o predicativo em vez de concordar com o sujeito.
Sinônimo de serExistir: 1 existir, viver. ... Tornar-se: 2 tornar-se, ficar, virar, fazer-se, passar, converter-se, transformar-se. ... Referir-se: 3 referir-se, concernir, tocar, respeitar, interessar, relacionar-se, competir, tanger. ... Significar: 4 significar, consistir, tratar-se. ... Pertencer a: ... Estar: ... Equivaler a: ... Acontecer:
Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei. Possui conjugações iguais ao verbo ir no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).
substantivo masculino Sujeito da espécie humana; pessoa. O que é real; ente que vive realmente ou de modo imaginário; criatura. Sensação ou percepção de si próprio. Ação de ser; a própria existência.
Pode ser - indica possibilidade: 4 é possível ser, há a possibilidade de ser, talvez seja, deve ser, é capaz de ser, é provável ser, de repente é.
Os verbos de ligação indicam um estado, modo, sentimento e apontam para uma caracterização. Ou seja, os verbos de ligação são pontes entre o sujeito e o predicativo (atribui característica ao sujeito). Eles são estudados na Gramática da Língua Portuguesa e devem estar acompanhados do predicativo do sujeito na oração.
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
O ponto de vista em primeira pessoa significa simplesmente que usamos os pronomes que se referem a nós mesmos no texto. Estes são os seguintes: Eu. Nós.
Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.
Um verbo é um verbo de ação quando é caracterizado por uma atividade expressa por um sujeito agente, ou seja, ele indica um “fazer” por parte do sujeito, ele age, realiza ações. Como o próprio nome já diz, o verbo de ação indica “ação”.
Verbos significativos, também chamados de plenos ou nocionais, são verbos que indicam uma ação, podendo ser transitivos diretos ou indiretos e intransitivos. Atuam como núcleo de um predicado verbal ou verbo-nominal.
1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita? Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.
1 em que momento, em que ocasião, em que época, em que data, em que tempo, em que hora.
1 ao longo de, até, através de, durante, em, entre, sobre. Por meio de: 2 mediante, por intermédio de, por meio de.
Quanto tempo dura um volante de carro?
Como diminuir a força de um ímã?
Quais os dias da Quaresma que não se come carne?
Qual a função de um Técnico em Agroindústria?
O que exclui a tipicidade da conduta?
O que é o determinante da matriz?
Quantas gotas de ibuprofeno 50mg?
São três funções básicas de uma embalagem primária?
Como dormir depois de colocar fios de sustentação?
Porque a gasolina e uma mistura homogênea?
Qual é o time que a dupla Henrique e Juliano torce?