Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural.
Perceba que, assim como no português, o verbo “haber” fica igual mesmo quando o substantivo que vem a seguir está no plural. O verbo poderá mudar, e de fato muda, mas somente quando se tratar do tempo verbal do passado ou outros tempos verbais, por exemplo: Hubo un problema ayer y yo no lo pude resolver.
Conjugação do verbo: haverPresente. eu. hei. eu. hei-de. tu. ... Pretérito Imperfeito. eu. havia. tu. havias. ele/ ela/ você ... Futuro. eu. haverei. tu. haverás. ele/ ela/ você ... Presente. que eu. haja. que tu. hajas. que ele/ ela/ você ... Futuro. se eu. houver. se tu. houveres. ... Pessoal. eu. tu. haveres. ele/ ela/ você ... eu. haveria. tu. haverias. ele/ ela/ você
Em ambas as frases, o plural dos verbos “poder” e “dever” está errado. Isso porque “haver”, com sentido de “existir” ou “ocorrer”, é um verbo impessoal e não deve ser usado no plural.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
21 curiosidades que você vai gostar
No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa.
Quando utilizado com sentido de existir ou quando indica tempo decorrido, o verbo haver é um verbo impessoal, sem sujeito, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular.
O verbo “haver” não possui sujeito e ele expressa os sentidos de “existir”, “acontecer” e “ocorrer”. O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.
Em espanhol o verbo “haber” é utilizado para expressar existência, assim, pode ser substituído por existe/existem. Ademais, também pode ser utilizado para expressar obrigação ou necessidade de forma geral, devendo, nesse caso, ser utilizado seguido de que (hay que).
Por que trocaram o Máquina de Combate?
Quais são as características do direito do ambiente?
Que plano de saúde cobre cirurgia plástica?
O que é ideologia para Napoleão Bonaparte?
Quanto tempo demora para ficar pronto o passaporte?
Quem é demitido na experiência tem direito a aviso prévio?
Como se escreve por cento ou porcento?
Qual a diferença entre motor e turbina?
Quantas espécies de peixes existem na floresta amazônica?
O que significa abertura a novas experiências?
Como saber se o homem não pode ter filhos?
Qual é o conceito de biometria?
O que quer dizer fazer login na rede?
O que priorizar em Biologia para o Enem?