Quando o recurso tem efeito devolutivo?

Pergunta de Frederico Assunção Miranda em 30-05-2022
(19 votos)

Efeito suspensivo x efeito devolutivo Como o próprio nome diz, efeito devolutivo é aquele que “devolve” algo, ou seja, quando um recurso é recebido com o efeito devolutivo, ele devolve toda matéria para reexame em instância superior, para que sentença seja anulada, reformada, ou, também, mantida.

O que é efeito devolutivo do recurso?

Efeito devolutivo - Novo CPC - (Lei nº 13.105/15)

Via de regra, os recursos têm efeito meramente devolutivo, isto é, devolvem para o mesmo órgão judicial prolator da decisão, ou para outro órgão jurisdicional de instância superior, a matéria recursal a ser examinada.


Quando a apelação tem efeito devolutivo?

O efeito devolutivo da apelação é comum a todos os recursos. Dentre eles, é na apelação que vislumbramos o maior âmbito de devolutividade. Este efeito permite que seja devolvido ao tribunal ad quem o conhecimento de toda matéria impugnada, formulando-se pedido para que ela seja reexaminada.

Quais recursos tem efeito devolutivo e quais recursos tem efeito devolutivo e suspensivo?

O efeito devolutivo, como o próprio nome diz, refere-se a devolução da matéria para reexame em instância superior. Já o efeito suspensivo suspende a execução da sentença até que o recurso interposto seja julgado.

Em qual recurso se aplica o efeito devolutivo como regra?

b. Efeito devolutivo: O NCPC também trata do recebimento do recurso de apelação com efeito devolutivo – quando mesmo após sua interposição, a sentença produz seus efeitos – e neste caso, inova ao tratar da possibilidade do Tribunal de Justiça julgar imediatamente o mérito da ação, conforme disposição do art.

RECURSOS: EFEITO DEVOLUTIVO E EFEITO SUSPENSIVO


24 curiosidades que você vai gostar

O que são efeito suspensivo é devolutivo?

Como vimos no texto acima, entende-se por efeito devolutivo que há a “devolução da matéria” à instância superior sem que haja o impedimento quanto à execução imediata da sentença. Mas, por efeito suspensivo, entende-se que há a suspensão da execução da sentença até o efetivo julgamento do recurso interposto.

Quais os recursos que tem efeito suspensivo?

Efeito suspensivo da Apelação no Novo CPCSentença que homologa divisão ou demarcação de terras;Sentença que condena ao pagamento de alimentos;Sentença que extingue os embargos do executado sem resolução do mérito, ou que os julga como improcedentes;

Quais são os efeitos dos recursos?

1.Efeitos dos Recursos

Enquanto alguns efeitos, como o efeito obstativo e o devolutivo, são inerentes a todos os recursos, os efeitos suspensivo, substitutivo e expansivo podem ou não ser configurados a depender do recurso e do caso concreto em questão.

O que é o efeito devolutivo diferido na apelação?

Ocorre quando o conhecimento do recurso depende de recurso a ser interposto contra outra ou a mesma decisão. No primeiro caso, pode-se dar como exemplo a necessidade de a apelação ser conhecida para que a impugnação da decisão interlocutória não recorrível por agravo de instrumento ser julgada em seu mérito.



Outras questões

Quantas horas trabalha um estagiário por mês?

Como funciona o motor Propfan mistura de turboélice e Turbofan?

Onde usar her?

O que são juros sobre juros?

Tem problema comer o kefir?

Qual o valor das custas de um processo?

O que é neoliberalismo e como funciona?

Pode aplicar glicerina pura na pele?

Quem paga o frete do iFood?

Como devo tomar o hidróxido de alumínio?

Como é pago os honorarios de sucumbência?

Quais os benefícios da glicerina na pele do rosto?

Como é pago o IOF?

Como usar hortelã-pimenta na comida?

Para que servem os grupos de WhatsApp?

Qual é o salário de um lenhador?

Como usar grafite em pó fechadura?

Como fazer um chá afrodisíaco?

Como manter o espírito forte?

Como fazer uma iluminação para fotos?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com