Testes de pele – Prova Tuberculínica ou Teste intradérmico Teste conhecido como PPD (derivado proteico purificado), Reação de Mantoux ou Teste Tuberculínico. Estima-se que este exame fique positivo após 3 a 12 semanas do primeiro contato com o bacilo da tuberculose.
Como é feito o exame PPD A substância é aplicada no antebraço esquerdo e o resultado deve ser interpretado 72 horas a aplicação, que é o tempo que normalmente a reação leva para acontecer.
Neste contexto, a interpretação e conduta diante do resultado da prova tuberculínica dependem de: Risco de adoecimento por TB; Tamanho do diâmetro do endurado; Idade; Probabilidade de infecção latente pelo M. tuberculosis (ILTB) – critério epidemiológico.
6.1 Reações adversas: Em indivíduos altamente sensíveis, reações exacerbadas podem ocorrer inclusive vesículas, ulceras e até necrose no local da aplicação do PPD. Compressas de gelo poderão ser recomendadas para aliviar os sintomas de dor, prurido e desconforto quando intensos.
Também conhecido como PPD, em virtude de uma sigla em inglês que significa “derivado proteico purificado”, o Mantoux é um dos procedimentos de detecção da doença. Mas, por si só, representa apenas que o paciente teve contato com o Bacilo de Koch (BK).
Segundo o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil o controle do contato deve ser realizado fundamentalmente pela atenção básica. É necessário convidar todos os contatos para comparecer à unidade de saúde para serem avaliados, realizando uma criteriosa anamnese e exame físico.
Resultados positivos podem ser seguidos de uma radiografia do tórax, TC (tomografia computadorizada) e teste de escarro, que procuram tuberculose ativa nos pulmões. O teste PPD não é à prova de falhas. É importante observar que uma em cinco pessoas infectadas com a bactéria que causa tuberculose não reage ao teste.
Como é feito o exame PPD O exame PPD é feito em laboratório de análises clínicas através da injeção de um derivado proteico purificado (PPD), ou seja, de proteínas purificadas que estão presentes na superfície da bactéria da tuberculose.
O teste PPD serve para detectar a presença de antígenos da bactéria Mycobacterium tuberculosis no organismo. Quando a bactéria da tuberculose infecta o organismo, ela se torna extremamente sensível a certos elementos de bactérias, como o PPD.
O teste PPD não é à prova de falhas. É importante observar que uma em cinco pessoas infectadas com a bactéria que causa tuberculose não reage ao teste. Doenças como câncer e medicamentos como esteróides e quimioterapia que debilitam o sistema imune também podem causar resultado falso-negativo.
Como saber se o roteador está com problemas?
Qual a função da sinalização vertical de regulamentação?
É possível a alienação do estabelecimento?
Qual é o nome do povo que criou o nosso sistema de numeração?
Qual o tamanho de mala que cabe 23 kg?
Como citar Prefeitura Municipal ABNT?
Qual o uso do sal de cozinha na roupa?
Como funciona a criptografia 128 bits?
O que é instrumentalidade no trabalho profissional dos assistentes sociais?
Quais as vantagens e desvantagens da remuneração fixa?
Qual é o papel da leptina na obesidade?
Como consultar comprovante de débito automático Santander?
Quais são os animais que se reproduzem sozinhos?