A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada. O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas.
Com a nova regra, durante o período de emergência na saúde pública devido à Covid-19, se houver imposição de isolamento, o empregado que se ausentar por doença (relacionada ou não à pandemia) não necessitará apresentar nenhum tipo de atestado médico, desde que a ausência não supere sete dias.
Desconto em folha de pagamento
Cada dia de ausência leva a um desconto equivalente a um dia de trabalho na remuneração do trabalhador.
2- Quem faltar do serviço, sem uma justificativa, perde também o valor do Descanso Semanal Remunerado (DSR). O trabalhador recebe esse valor, que normalmente é concedido aos domingos. Mas se ele falta perde esse valor que equivale, a nada mais, nada menos, que a um dia de serviço.
Faltas injustificadas e férias
Se o trabalhador faltar mais de cinco vezes sem justificativa, pode perder alguns dias de férias ou, até mesmo, perder o direito a elas. Funciona assim: Até 5 faltas: 30 dias de férias. De 6 a 14 faltas: 24 dias de férias.
21 curiosidades que você vai gostar
Faltas no trabalho e a demissão por justa causa
O que pode gerar dúvidas é com relação a essas 30 faltas, caso ocorram em dias alternados, ou ainda nas situações em que o trabalhador deixe de justificar sua ausência, pois, nessa situação não se caracteriza abandono de emprego.
O cálculo é simples: basta dividir o salário mensal por 30 e multiplicar o resultado pelo número de faltas do trabalhador. Imagine que o empregado tem um salário equivalente a R$1200 e teve duas faltas injustificadas no mês, o cálculo é este: 1200 ÷ 30 = 40; 40 x 2 = 80.
Você pode até avisar a empresa, mas esse dia vai ser descontado do seu salário, pois não existe nenhuma previsão legal para você faltar no dia do seu aniversário.
O trabalhador muitas vezes perdem seus direitos por simples desconhecimento da lei trabalhista. Quando ele falta mais de uma vez ao trabalho pode por exemplo ter suas férias diminuídas. A falta no trabalho quando justificada de forma legal não trará nenhuma consequência.
Como funciona As competições de natação?
Qual melhor máscara para remover cravos?
Como tirar cola de adesivo de panela antiaderente?
Como tirar a segunda via da conta de gás?
Como são as indústrias de hoje em dia?
Como são os homens da Irlanda?
Como são construídas as casas na China?
Como tirar cravo das costas sozinha?
O que é possível fazer com a Siri?
Como surgiu os mascotes da Copa do Mundo?
Como fazer uma mangueira para tirar gasolina?
Como fazer máscara para tirar cravo com ovo?
Como tirar cola branca de tecido?
Como se vestir para um casamento na Alemanha?