O ensino de Artes passa a ser obrigatório para todos os níveis da educação básica – ensino infantil ao ensino médio - , conforme a Lei 12.287, de 13 de julho de 2010, sancionada pelo presidente da Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14).
Nessa Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, o ensino de Arte, cunhado sob a nomenclatura de Educação Artística, passa a fazer parte dos currículos escolares como atividade educativa. Ressalta-se um ensino tecnicista, uma atividade que deveria fazer parte dos currículos escolares, no entanto, sem perdas para o aluno.
Porém a primeira lei brasileira a mencionar o ensino da Arte no Brasil foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do ano de 1971 (LDB 5.692/71). Esta lei incluiu a Arte no currículo escolar não como disciplina, mas sim como “atividade educativa”, com o nome de Educação Artística.
Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica. Foi publicada nesta quarta-feira (3) a Lei 13.278/2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica.
A Lei n. ... 26, parágrafo 2, estabelece que “o ensino da arte constituirá componente obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”; a lei garante um espaço para as artes na escola, como já era estabelecido em 1971 com a inclusão da Educação Artística.
29 curiosidades que você vai gostar
Para que o ensino da arte seja reconhecido e valorizado nas escolas como área do saber são necessários investimentos na capacitação contínua do professor, um planejamento docente consciente onde o apreciar, o contextualizar e o fazer artístico seja uma prática real, oferecer as diversas linguagens artísticas dentro do ...
O ensino de artes renova aspectos da vida. A arte implica em utilizar competências cognitivas, sociais, motoras, dentre outras, para alterar e recombinar os aspectos da vida como um todo, pois para criar é necessário sentir a plenitude do ser, que está sempre em mudança.
Foi publicada nesta quarta-feira (3) a Lei 13.278/2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. ... A proposta original, do ex-senador Roberto Saturnino Braga, explicitava como obrigatório o ensino de música, artes plásticas e artes cênicas.
A educação artística foi incluída no currículo escolar, em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A partir da atual LDB, Lei n.º 9.394/1996, a arte começou a ser considerada uma disciplina obrigatória na educação básica.
O ensino é baseado em três eixos interligados: produção (fazer e desenvolver um percurso de criação), apreciação (interpretar obras artísticas) e reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar).
O que importa é a delimitação do campo de conhecimento ou de atuação que fazemos, logo, a Arte, sendo um desses campos, deve ser entendida do mesmo modo, portanto, nos parece ser mais apropriado falar em Arte e não em Artes.
A LDB no artigo 26, parágrafo 3° coloca a Educação Física como disciplina integrada a proposta pedagógica da escola e valoriza a Educação Física como área do conhecimento e disciplina importante para formação do aluno.
O movimento modernista também teve grande influência na Escola Nova, pois defendiam a livre expressão como um elemento para formação artística e estética. Houve ainda mudanças no currículo em relação ao ensino de arte com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira n.
Desde 1975, quando foi determinada a implantação do conteúdo de Educação Artística nas escolas brasileiras, até hoje, muitas mudanças ocorreram em seu conteúdo. ... A Educação artística foi definida como conteúdo obrigatório no ensino fundamental e médio pelas Leis de Diretrizes de Base da Educação em 1996.
Em 1996, a Lei nº. 9.394 (BRASIL, 1996, Art. 26, § 2º) estabeleceu que o ensino da Arte constituísse "componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas anteriormente.
Realizam-se em três níveis:
no âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar); no currículo desenvolvido na sala de aula; no nível individual.
Lei 11.769 determina a obrigatoriedade da música na escola
O presidente Lula sancionou no dia 18 de agosto de 2008, a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País.
Para o ensino de Artes, os PCNs estabelecem quatro modalidades artísticas a serem trabalhadas nas escolas: artes visuais, música, teatro e dança.
O que é Em artes visuais, leitura de reproduções e de originais. Em dança, fotos e vídeos de apresentações. Em música, audições guiadas de diferentes estilos - ópera, canto orfeônico, concerto etc. Em teatro, apreciação de peças ao vivo e/ou exibidas em vídeo.
Ensinar arte em consonância com os modos de aprendizagem do aluno, significa, então, não isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias.
Portanto propor durante as aulas de Artes uma diversidade de materiais, assim também como apresentar uma mesma atividade, de diversas maneiras, promove o despertar da criatividade dos alunos.
O objeto de estudo da disciplina de Arte é o conhecimento artístico e estético, bem como o conhecimento da sua produção que está relacionado à apreensão do objeto artístico como criação de cunho sensível e cognitivo, processo de reflexão e sensibilização humana em consonância com os diferentes momentos históricos e ...
Elenca-se algumas manifestações artísticas utilizadas nestes ambientes educacionais que possibilitam o trabalho do docente, tais como, desenho, pintura, impressão, técnicas tridimensionais, colagem, artes cênicas, artes musicais, danças.
A arte, em suas diversas modalidades, contribui com o desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e construção de saberes na Educação Infantil. ... Estimular a imaginação das crianças é desenvolver um ser humano capaz de atuar em sociedade de forma segura e confiante em sua capacidade criadora.
O que é necessário para abrir uma clínica de fisioterapia Dermato-funcional?
Como saber se seu marido está interessado em outra pessoa?
Como saber se preciso declarar imposto de renda pelo CPF 2021?
Como saber quem é seu verdadeiro amigo?
Como é produzida a banana passa?
Como saber se ronco ao dormir?
Como criar uma rotina de alimentação?
Como tomar Ciprofloxacino 500mg para infecção urinária?
O que é necessário para um consultório de fisioterapia?
Quando sei que meu cabelo está precisando de reconstrução?
Como abrir uma sociedade em conta de participação?
Como saber se meu pai gosta de mim?
Qual o melhor horário para tomar finasterida 5mg?