Cônjuge ou companheiro Tanto o companheiro, na união estável, quanto o cônjuge, no casamento, podem ser incluídos como dependentes, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos.
Declaração em conjunto e separado
A Receita Federal permite que os cônjuges, companheiros de união estável e casais com filhos em comum possam declarar o Imposto de Renda em conjunto ou seja em uma única declaração, como também seus dependentes.
O dependente é a pessoa que se encaixa em uma das definições dadas na tabela de dependentes da Receita Federal. Pode ser o filho, o pai, o companheiro, uma pessoa de quem o contribuinte tenha a guarda judicial.
pais, avós e bisavós que tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, até o limite de isenção do imposto; menor pobre até 21 anos que o contribuinte crie e eduque e de quem detenha a guarda judicial; pessoa absolutamente incapaz, da qual o contribuinte seja tutor ou curador.
Pelas regras do Imposto de Renda, um mesmo filho não pode constar como dependente na declaração de mais de uma pessoa. Se uma das partes o declarou como dependente, a outra deve declará-lo como "alimentando". ... Se o filho recebe pensão, todos os rendimentos devem ser registrados na declaração.
35 curiosidades que você vai gostar
- Se o casal tem dois ou mais filhos, pode incluir filhos diferentes na declaração de cada um. - Quem declara o dependente, declara também os gastos com ele. Não é possível deduzir um pagamento feito com alguém que não conste como titular ou dependente (ou alimentando, em caso de pensão alimentícia) na declaração.
Veja quais são as deduções permitidas por lei
Veja quais são as deduções permitidas: Dedução anual por dependente de R$ 2.275,08. Despesas com educação de até R$ 3.561,50 por pessoa (contribuinte, dependente ou alimentando) no ano. Despesas médicas, sem limite de valor.
São considerados dependentes aqueles indicados na contratação e que possuam a seguinte relação com o CONTRATANTE titular: cônjuge ou filho (as), enteados (as), curatelados (as) e/ou tutelados (as), dependentes economicamente do CONTRATANTE titular, conforme legislação do I.R.
A vantagem da inclusão do dependente na declaração varia caso a caso, Isso porque dá direito à dedução de parte dos gastos, mas também exige que sejam informados rendimentos, bens e dívidas dessas pessoas, o que pode levar a um aumento do imposto devido.
Qual a diferença entre fundamentação jurídica e legal?
Multinacionais estrangeiras que estão no brasil?
Qual é o século do número 2002?
Quais são os elementos visuais explorados pela artista?
Qual a diferença entre aglomerantes aéreos e hidráulicos?
Oq significa a palavra contraposta?
Qual a origem do mandado de injunção?
Qual o substantivo da palavra malgrado?
O que significa furinhos no intestino?
Programa para ordenar fotos cronologicamente?