Ela é definida como número de células linfócitos CD4 abaixo de 200. Linfócitos CD4 são umas das células do nosso sistema imune, atacada pelo Vírus HIV (o normal é acima de 500). Mas também consideramos AIDS quando existe no paciente com HIV alguma doença que demonstra imunidade muito baixa.
A alimentação é importante para o bom funcionamento do sistema imune e os alimentos ricos em ômega-3, selênio, zinco, probióticos, vitaminas A, C e E são os mais indicados para aumentar o sistema imune, já que favorecem a produção das células de defesa do organismo de forma mais eficiente.
A seguir, saiba quais alimentos consumir para dar um up no seu sistema imunológico:
RELAÇÃO CD4/CD8: Quando uma pessoa tem o diagnóstico de HIV, a contagem de CD4, a percentagem de CD4 e a relação CD4/CD8 são usadas para avaliar o progresso da doença. Os linfócitos CD4 são o principal alvo do HIV, e seu número diminui com a evolução da doença.
Como os CD4 são distribuídos com maior rapidez que os outros tipos de linfócitos, e as contagens absolutas variam a cada dia, é útil determinar o numero de CD4 comparado com o de outros tipos de linfócitos.
Ao mesmo tempo em que o ataque às células CD4 e a multiplicação intensa do vírus HIV estão acontecendo, bilhões de outras células CD4, que ainda não foram atacadas, estão se multiplicando em nossa corrente sanguínea também.
As células CD4 compõem o sistema imunológico e são atacadas pelo vírus HIV comprometendo o sistema de defesa do organismo que fica mais suscetível a degradação por diversas outras doenças. O sistema imunológico é composto por milhões de células de vários tipos e com diversas funções.