Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
A raiva apesar de ser considerada uma doença grave, pode ser prevenida com uma medida simples: a vacinação. Cães e gatos devem ser vacinados anualmente contra a raiva. Procure um médico-veterinário e inicie o protocolo de vacinas do seu pet o quanto antes!
O mesmo teste utilizado em animais pode ser feito para verificar a raiva em seres humanos, usando um pedaço de pele retirada do pescoço. Os médicos podem procurar pelo vírus da raiva na sua saliva ou fluido espinhal, embora esses testes não sejam tão sensíveis e podem precisar ser repetidos.
Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como saber se seu gato está com raiva. A raiva é um vírus que afeta diretamente o sistema nervoso do animal, por isso as mudanças de comportamento no gato são típicas desta doença.
Procure marcas de mordidas ou feridas abertas no cão. Quando um animal infectado morde outro animal, a raiva se propaga pela saliva. Quando a saliva de um animal contaminado entra em contato com o sangue e mucosas (boca, olhos e cavidades nasais) do saudável, a doença é transmitida.
A localização de qualquer marca de mordida ou feridas abertas pode ajudar a descobrir se seu cão foi exposto à raiva. Depois de entrar no corpo, a doença viaja pelos nervos até atingir o sistema nervoso central (a medula espinhal e o cérebro).
Como saber o valor para quitar um empréstimo?
O que faz uma pessoa Tornar-se intolerante?
Como rastrear um produto pelo código de barras?
Como fazer um campeonato de tênis de mesa?
O que foi preciso para definir a área do Brasil?
Como rastrear uma encomenda pela transportadora Direct?
Como criar uma equação de segundo grau?
Como é a vida dos refugiados no Brasil?
O que fazer para parar de ser grosseiro?
Como fazer montagens de fotos antigas?
Como perder o medo de coisas novas?
Como as fronteiras do Brasil foram formadas?