Em 23 de agosto de 2002, o Brasil ratificou sua assinatura do Protocolo de Kyoto.
Brasil e o Protocolo de Kyoto
Uma das grandes prioridades brasileiras dentro do Protocolo de Kyoto está relacionada redução do desmatamento. O país possui 16% das florestas mundiais, protegendo essas florestas o Brasil faz uma grande contribuição para o controle do efeito estufa.
Acordo ambiental fechado durante a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Kyoto, Japão, em 1997. Foi o primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
Após a assinatura de 141 países, o Protocolo de Kyoto entrou finalmente em vigor em 16 de fevereiro de 2005, exatos 15 anos atrás. Sob o tratado, 38 países industrializados se comprometeram a reduzir suas emissões de gases nocivos ao clima em 5,2%, em média, até 2012, em comparação com os níveis de 1990.
Austrália e Estados Unidos não assinaram o tratado, alegando que China, Brasil, Índia e México talvez já tenham ultrapassado os limites de emissão e, portanto, também deveriam cumprir metas. Alegam ainda que suas indústrias teriam grandes prejuízos se reduzissem a emissão de gases.
34 curiosidades que você vai gostar
Os Estados Unidos é o maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, sendo responsável por cerca de 52% das emissões de dióxido de carbono. Na contramão do mundo, o país recusou-se a ratificar o Protocolo de Kyoto e, segundo o presidente à época, George W.
O protocolo fracassou porque é uma via de mão única: apenas os países industrializados tinham que cumprir metas. ... Quando entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005 141 países tinham aderido ao tratado. As metas acordadas no protocolo têm que ser implementadas até o ano de 2012, quando o mesmo irá expirar.
Somente 37 dos 194 países signatários da COP apoiam hoje o Protocolo de Kyoto. Juntos, eles respondem por apenas 15% do total das emissões de gás carbônico. ... Ele foi redigido em 1997 na Conferência de Kyoto, no Japão, e entrou em vigor em fevereiro de 2005 com a ratificação de 163 países.
O Acordo de Paris, criado para substituir o Protocolo de Kyoto, é o primeiro pacto a pressionar os países a executarem seus planos para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Novo acordo a partir de 2020
A fim de incluir os maiores emissores de poluentes do mundo – EUA e China – assim como outros países, deverá ser negociado até 2015 o acordo que sucederá o Protocolo de Kyoto e que deverá vigorar a partir de 2020.
Os Estados Unidos, maior emissor de dióxido de carbono do mundo (36,1%), assinou mas não ratificou o Protocolo de Kyoto, alegando que a implantação das metas e diretrizes propostas pelo acordo prejudicariam a economia do país.
Diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico; Definição de regras para a emissão dos créditos de carbono, que são certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes.
O Protocolo de Kyoto propõe três mecanismos para auxiliar os países a cumprirem suas metas ambientais. O primeiro prevê parcerias entre países na criação de projetos ambientalmente responsáveis. O segundo dá direito aos países desenvolvidos de comprarem "créditos" diretamente das nações que poluem pouco.
Posicionamento de importantes países em relação ao Protocolo de Kyoto. ... Segundo os líderes norte-americanos, o país não aderiu, pois tal decisão embargaria o crescimento econômico do país. Brasil: é totalmente a favor do protocolo e não aprova a displicência dos Estados Unidos em relação a essa questão.
16/02/2015 02h16. Dez anos após ter entrado em vigor, o Protocolo de Kyoto tem um diagnóstico claro: o acordo fracassou em reduzir as emissões mundiais de gases-estufa, que cresceram 16,2% de 2005 a 2012. ... Concluído em 1997 em Kyoto, no Japão, o protocolo estabelecia metas de redução das emissões de gases-estufa.
O Protocolo de Kyoto pode ser considerado como sendo um tratado de natureza complementar que se instituiu na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a mudança do clima.
A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.
Afeta a vegetação e pode chegar a causar a destruição de florestas inteiras. Buraco na camada de ozônio. Substâncias poluentes liberadas na atmosfera em qualquer lugar do planeta destroem a camada de ozônio, que protege os seres vivos dos raios ultravioletas, nocivos à saúde. Aumento do efeito estufa.
Estados Unidos e o protocolo
Os Estados Unidos negaram-se a ratificar o Protocolo de Quioto, de acordo com a alegação do ex-presidente George W. Bush de que os compromissos acarretados por tal protocolo interfeririam negativamente na economia norte-americana.
Resposta: A resposta correta é a letra B, que aponta que o maior emissor de gases de efeito estufa do mundo é são os Estados Unidos, que posterga sua entrada no Protocolo de Kyoto por não deixa de ter seu crescimento econômico.
Consequências do aquecimento global
Incêndios, secas e enchentes mais frequentes, destruindo regiões e levando ao avanço da pobreza no mundo.
Perda de territórios em razão do aumento no nível do mar, acarretando em refugiados climáticos.
Avanço nos vetores de doenças tropicais em razão das temperaturas mais altas.
Resposta: firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução da emissão de gases-estufa na atmosfera principalmente por parte dos países industrializados ,alem de criar formas de desenvolvimento sustentável aqueles países em pleno desenvolvimento.
O principal argumento para a não adesão dos Estados Unidos ao protocolo é o de que isso provocaria graves problemas em sua economia. Com isso, muitos países do mundo se viram desobrigados a continuarem seguindo as metas, uma vez que um dos que mais poluem não participava do tratado.
Resposta: O efeito estufa tem de ser combatido, ou a existência de furacões, tornados, tormentas será mais e mais constantes e a resposta da natureza poderá se transformar numa guerra a qual não acredito ser o homem capaz de lutar.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Como criar um Layout em excel?
O que é manta de drenagem para plantas?
Como funciona os 3 meses de PlayStation Plus?
Como medir com micrômetro centesimal?
Como faço para validar meus dados no gov BR?
Como pesquisar símbolos no Word?
Quem tem deficiência intelectual pode aprender?
Como fazer macro para Ragnarok?
É possível virar extrovertido?
Qual o tipo de massa para drywall?
Como usar a massa para artesanato?
O que mais quero é te fazer feliz?
Para que serve maracujá no cabelo?
Em que um químico pode trabalhar?
Como funciona o transformador de corrente TC?