O arroz é considerado um alimento seguro para a maioria das pessoas. Uma questão que já foi levantada é sobre a quantidade de arsênico presente no cereal e se isso poderia ser prejudicial. Mas diversos estudos apontam que a quantidade encontrada está bem abaixo do limite estabelecido e não causa riscos à saúde.
Arroz branco tem menos nutrientes e é mais calórico
Além disso, ele também tem a desvantagem de ter uma grande quantidade de carboidratos - substância que, por mais que entregue benefícios para a saúde, contribui para o aumento de peso e ainda aumenta a quantidade de açúcar no sangue de diabéticos.
O arroz é, para o homem, uma das principais fontes de carboidratos, substâncias orgânicas que fornecem energia ao organismo, além de contribuírem para a restauração e o desenvolvimento dos tecidos. O cereal é uma boa fonte de sais minerais, como o fósforo, ferro, potássio e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina).
Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez. E para todas as pessoas, a ausência prolongada de carboidratos pode provocar alterações hormonais, alterações de humor, cansaço e queda do sistema imunológico, entre outros fatores.
O arroz é mais problemático do que outros alimentos que sobram, pois pode conter bactérias chamadas Bacillus cereus, que sobrevivem a alguns processos de cozimento. Esta bactéria é frequentemente a causa de intoxicação alimentar de arroz reaquecido ou cozido.
23 curiosidades que você vai gostar
O arroz branco passa por um polimento, e o pó branco é resultante desse processo. Ou seja, não é sujeira ou produto químico, e sim partículas do próprio alimento. Inclusive, ao ser polido o grão é higienizado, o que torna ainda mais sem sentido lavar o arroz antes de cozinhar.
O que acontece se você comer arroz vencido
O arroz expirado é contaminado principalmente com fungos ou bolores, que produzem micotoxinas que podem causar intoxicação alimentar. A ingestão de micotoxinas está ligada a sintomas que podem ser: vômitos.
O guia alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.
Calorias adicionais da preparação
Isso porque outro fator muito importante são os ingredientes utilizados na sua preparação. Portanto, incrementar o prato pode ser delicioso, mas a adição de certos alimentos e ingredientes ao arroz aumenta o número de calorias indesejadas, além de diminuir a qualidade da refeição.
Quais são as principais características da agricultura extensiva?
Qual é o nível normal de prolactina?
O que é vocação ou chamado de Deus?
Qual o significado de ateístas?
Em que temporada Betty e Jughead terminam?
Quais profissões nunca deixaram de existir?
O que é uma educação inclusiva?
O que significa uma grande amiga?
O que se entende por cardápio?
O que pode levar à pneumonia por aspiração no idoso?
Quando a pessoa morre mas não morre?
Qual o valor do IPVA do Onix 2021 10?
O que é matéria para Aristóteles?
O que fazer em um dia antes da prova?
Como calcular i1 i2 i3 em um circuito paralelo?
Como saber se o depósito foi feito?
O que precisa para tirar uma licença para criar um animal silvestre?