Quando o analista se apaixona pelo paciente?

Pergunta de Patrícia Renata Rodrigues Mota em 31-05-2022
(5 votos)

Transferência, ou “amor de transferência”, é um fenômeno que ocorre quando o paciente deposita em seu analista os seus sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Um exemplo simples é quando uma paciente se apaixona por seu terapeuta, ou quando lhe dirige um ódio tão vigoroso sem motivo aparente algum.

Quando o paciente se apaixona?

“Apaixonar-se” pelo Psicólogo às vezes é um processo normal de terapia. Significa apenas que o paciente está tendo sentimentos positivos e intensos por outra pessoa que o está ajudando em questões importantes. Não fuja desses sentimentos, ou de seu Psicólogo com medo.


O que fazer quando o paciente se apaixona pelo terapeuta?

A primeira coisa que deve fazer é conversar com seu terapeuta sobre esse sentimento. Em alguns casos os pacientes podem confundir uma admiração por um sentimento amoroso e isso só poderá ser esclarecido se você se abrir sobre como se sente.

O que é a contratransferência?

A contratransferência é definida como um fenômeno relacional da clínica analítica, pois surge "como resultado da influência do paciente" e, portanto, está intimamente vinculada à transferência, aspecto central do método analítico.

Como identificar contratransferência?

Entende-se por contratransferência as emoções que o terapeuta experimenta no decorrer de uma análise, em relação ao paciente, e que são relacionadas com circunstâncias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientemente.

Como evitar a contratransferência? Psicanálise P&R 10


40 curiosidades que você vai gostar

O que é contratransferência para Lacan?

Para Lacan a contratransferência seria o conjunto de obstáculos imaginários que se opõem a essa ocupação do lugar do objeto. Assim, como Nasio afirma, o termo contratransferência se define não no interior da relação do psicanalistacom o seu paciente, mas no interior da relação do psicanalista com o lugar do objeto.

O que é contratransferência na educação?

Na contratransferência, salienta Gilliéron (1996), as emoções vividas pelo analista são consideradas reativas às do paciente, vinculando-se, portanto, ao passado deste último, e não dizendo respeito diretamente à pessoa do analista.

Como a contratransferência pode ser utilizada no trabalho clínico?

Os resultados revelaram que a contratransferência foi considerada como uma ferramenta que auxilia na compreensão do paciente e daquilo que se passa na sessão. É utilizada como recurso terapêutico, mas seu uso suscita cuidados. ... Palavras-chave: Contratransferência, Psicanálise, Psicoterapia.

Como a contratransferência pode ser usada no trabalho clínico?

Nesse sentido a contratransferência pode ser compreendida como algo além da resposta emocional do analista à transferência do paciente para englobar os sentimentos do próprio analista, ou seja, sua subjetividade dentro do contexto analítico.



Outras questões

O que é ter fé e o que é acreditar?

Como configurar webmail no Outlook?

Como consultar meus processos no PJe?

Como transformar a água em gelo?

Como mandar uma mensagem para Amazon?

Como converter Arquivo PSB em JPG?

Como localizar uma pessoa?

Como transformar uma imagem em pincel no Photoshop?

Onde posso comprar morango para revender?

Como transformar uma foto em panoramica?

Como mandar uma mensagem pra Uber?

Como usar o programa Daemon?

Como montar um negócio na garagem?

Como mandar link resposta Mercado Livre?

Como visualizar uma nota fiscal em XML?

Qual o app para votar no BBB?

Como mandar a primeira mensagem para a garota?

Como editar plano de fundo no Word?

Como ver saldo da Vivo por SMS?

Como converter áudio do gravador do celular para MP3?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com