Se a idéia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio. Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando.
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo.
...
Exemplos de frases com gerúndioJá estou indo para casa.Raquel, você está estudando?Minha mãe anda correndo de um lado para o outro.As horas foram passando e acabou não se fazendo nada.Está chovendo há duas semanas!
Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.
Verbos no GerúndioVerbo amar: amando.Verbo caminhar: caminhando.Verbo conversar: conversando.Verbo chamar: chamando.Verbo convidar: convidando.Verbo vender: vendendo.Verbo fazer: fazendo.Verbo agradecer: agradecendo.
36 curiosidades que você vai gostar
Como vimos, o gerúndio na redação possui muita flexibilidade quanto à sua disposição nas frases. Ele pode ser colocado antes da oração principal, após ou ao lado do verbo principal. Fato é que o gerúndio é usado corretamente quando expressa ações que estão acontecendo. ... O gerúndio indica uma ação simultânea à principal.
Errado: Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro." Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: Um minuto, vou verificar seu cadastro."
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos.
Isto também ocorre com o uso do gerúndio. No Brasil, é mais freqüente seu uso. Em Portugal e em outros países lusófonos, seu uso é mais restrito, sendo substituído, em geral, pelo infinitivo antecedido da preposição “a”. E que tudo vale a pena.
O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: _eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... . O verbo no Modo Indicativo em geral exprime ideias objetivas, não podendo, portanto, gerar uma dependência.
Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.
O gerúndio no inglês é caracterizado pelo acréscimo de -ing ao verbo: speaking, walking, doing, making, studying, running, etc. Há algumas regras ortográficas que devem ser observadas ao acrescentar -ing aos verbos.
- Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.
A estrutura básica é a seguinte: verbo ir (eu vou, você vai) + verbo estar no infinitivo + qualquer verbo no gerúndio. Fica assim: “Eu vou estar enviando”, “Você vai estar recebendo”, “Eu vou estar transferindo”, “O senhor vai estar aguardando”...
O gerúndio, em espanhol, é caracterizado por suas duas formas para os três tipos de verbo. Em português, existem três: -ando (falar: falando), -endo (beber: bebendo) e -indo (partir: partindo).
FLiP: corretor ortográfico e sintático
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
Trata do que está, esteve ou estará em andamento. Veja neste novo exemplo: Eu estava telefonando para você, agora mesmo… Você também pode utilizar corretamente o Gerúndio para expressar duas ações simultâneas. Observe nesta oração: Eu estava cozinhando, enquanto te esperava para jantar.
Porque em Portugal não se usam os verbos no gerúndio? Não é correto afirmar que em Portugal não se usam os verbos no gerúndio. ... Assim, se o verbo auxiliar for o verbo estar, a construção perifrástica indica uma ação durativa que decorre num momento específico (ex.: «Ele estava a estudar/estudando, hoje de manhã»).
Há aí uma finalidade implícita: “para pedir informações”. Este é um dos casos em que não se coloca vírgula antes do gerúndio, isto é, quando ele configura e introduz uma oração adverbial final, como nos seguintes exemplos: Foi emitida nota oficial informando que o prazo de entrega do IR foi prorrogado.
1. Quando o verbo terminar com a letra E precedida por consoante, tiramos a letra E e acrescentamos ING. 2. Quando o verbo termina em consoante-vogal-consoante (CVC) e a última sílaba for tônica, deve-se repetir a última letra e acrescentar o ING.
A rapidez no atendimento pode ser melhorada com redução do uso do gerúndio, não necessariamente falando mais rápido. Várias são as estratégias para eliminar esse gerúndio: transcrever os atendimentos e reescrevê-los com tempos verbais no presente, leituras de textos específicos, entre outros.
O uso do tempo verbal no gerúndio em excesso não transmite objetividade, nem tão pouco prontidão no atendimento. Passa, sim, a sensação sempre de uma ação futura distante, gerando a insegurança no cliente sobre quando será feito.
O que não incluir em um roteiro de telemarketing?Informações da sua empresa. Antes de tudo, tenha em mente que, a não ser que ele próprio pergunte, o lead não quer saber detalhes sobre sua empresa. ... Produto ou serviço logo de cara. ... Preço ou desconto. ... Proposta por e-mail.
Como podemos definir o que são ventos?
O que precisa para morar na Inglaterra?
Como podemos compreender o conflito entre etnocentrismo e relativismo cultural na sociedade?
Quais os principais autores e obras do barroco no Brasil?
Quanto custa montar uma loja de cosméticos e perfumaria?
O que é necessário para transportar combustível?
Como podemos definir uma bissetriz?
Quais são as classificações das articulações?
O que são e quais são os jogos populares?
Como evitar riscos em um projeto?
Quais são os jogos e brincadeiras tradicionais?
Como montar uma igreja em células?
Como organizar copos e xícaras?
Como abrir uma câmara privada de mediação?