A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.
“Quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos”. Ou seja, o que nos aflige não é a morte, mas o medo dela! Isso porque só o pensamento da morte existe em nós! ... Epicuro erige uma filosofia materialista e hedonista onde a morte não tem lugar.
Para Epicuro não devemos temer a morte, porque ela nada significa a nós. Um dia todos nós chegaremos ao fim de nossas vidas e, por crer que nossa passagem aqui é breve, precisaríamos aproveitar o melhor do que nos é proporcionado.
A vida perguntou para a morte: "Por que todo mundo me ama e te odeia?" A morte respondeu: "Porque você é uma linda mentira e eu sou uma dolorosa verdade."
Enquanto... Epicuro. Enquanto somos, a morte não existe, e quando ela passa a existir, ... nós deixamos de ser.
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Os mais comuns são os traumas físicos e os desajustes emocionais como síndrome do pânico, crises depressivas e ansiedade.
"Não temos que ter medo da morte, mas sim de uma vida inútil", diz Cortella. Se existe algo que todo mundo sabe é que, uma hora ou outra, vamos morrer. Mas, apesar de este ser um fato inerente à vida, ter ciência dessa informação não é algo que necessariamente nos leva a aceitar bem a morte.
As expressões vida após a morte, além, além-túmulo, pós-vida, ultravida e outro mundo (em latim: post mortem ) referem-se à continuidade da alma, espírito ou mente de um ser após a morte física.
Em suma, é a cessação permanente e irreversível de todas as funções biológicas que sustentam um organismo vivo. A morte encefálica às vezes é usada como uma definição legal de morte.
Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Sei que nenhuma palavra bonita pode tirar a sua dor, então só posso pedir a Deus que te conforte e aqueça o seu coração e o da sua família. Conte comigo! Meu coração está pesado hoje e eu sei que o seu também.
Segundo Epicuro, uma das causas do medo, além da morte, é a religião. Ele crê que os deuses existem, mas que não se ocupam com o nosso mundo. Eles seriam hedonistas racionais e governar nosso mundo seria um trabalho desnecessário para uma vida de absoluta bem-aventurança.
A morte é fundamental para Sócrates, porque permite que a alma se distancie novamente da matéria orgânica e, na esfera essencial, alcance o verdadeiro conhecimento; só então o ser será livre para atingir o saber em sua forma mais pura.
O epicurismo é a corrente criada a partir do pensamento de um filósofo ateniense chamado Epicuro de Samos, no século IV a.C. Epicuro devotou sua vida a estudar o que, de fato, conduz as pessoas à felicidade. Afirma que o prazer é o princípio básico das escolhas humanas.
O paradoxo de Epicuro se enquadra na retórica e na lógica como um Trilema, isto é, um problema no qual se possui 3 afirmativas, porém a existência de 2 delas necessariamente exclui a terceira. As afirmativas em pauta no Trilema de Epicuro são: Deus é Onibenevolente (absolutamente e ilimitadamente bondoso).
O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa medida e não dos excessos. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem.
A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo. O Zohar fala que a Tzelem/sombra da alma começa a deixar o corpo 30 dias antes da morte.
Nós cometemos sempre o erro de pensar que existe morte e que só nós é que sentimos saudade e tristeza. Nós nos esquecemos que eles continuam vivos e que também estão a sentir a mesma saudade, a mesma tristeza e a mesma dor que nós sentimos com a sua partida, porque muitos partem sem ter vontade de partir.
Quem nunca teme a morte não teme o medo, pois o medo desperdiça o talento da coragem e desvia os olhos do objetivo.
Deus diz ao seu povo que a vida será cheia de alegria, que construirão casas para si e que nelas viverão, que não morrerá uma criança mais e que os velhos viverão bem os seus anos. Que eles comerão aquilo que plantarem e que não mais trabalharão em vão.
Nosso Senhor fala de dois tipos de medo. No versículo 28, Ele afirma: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; teme, antes, aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno”. De fato, há dois tipos de medo. Podemos chamá-los de medo bom e medo mau .
A verdade, à parte todos esses escritos e falatórios, é que, no final, tudo morre.Admita o fato: a morte é uma certeza. ... Entenda seu medo. ... Pesquise o que é morte e sobre o processo físico. ... Aceite o seu medo. ... Procure ajuda. ... Viva um dia por vez. ... Procure ajuda de profissionais da saúde. ... Aproveite a vida.
Além de nos tornar mais punitivos, pensar na morte nos torna mais nacionalistas, mais preconceituosos e reforça atitudes paroquiais. Os estudos mostram que sermos lembrados da morte reforçam os laços com os grupos a que pertencemos, em detrimento das pessoas que são diferentes de nós.
Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males. A ignorância mais condenável não é essa de supor saber o que não sabe?” (PLATÃO, 1980, p.
Todos os seres vivos nascem e morrem. O que diferencia o homem dos demais seres vivos, contudo, é a consciência de sua finitude, consciência de ser mortal. Dessa forma, o homem tende a afastar-se de temas que lhe causem angústia. Dentre esses, a morte.
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