Porém, pouca gente parece saber que esse não foi o único período da história a ser chamado de “Renascimento”. Entre os séculos VIII e IX, um movimento de renovação cultural, efetivado pelo imperador franco Carlos Magno, veio a ser chamado de “Renascimento Carolíngio”.
Após uma guerra civil (840-843), depois da morte do Imperador Luís, o Piedoso, o Império foi dividido em reinos autônomos, com um rei ainda reconhecido como imperador, mas com pouca autoridade fora do seu próprio reino. A unidade do império e o direito hereditário dos carolíngios continuou a ser reconhecido.
O chamado Renascimento Carolíngio foi um fenômeno essencialmente cultural, diretamente apoiado na Igreja Católica. Com a morte de Carlos Magno, em 813, o poder passou para seu filho Luís, o Piedoso, que governou até 840. ... Seus três filhos repartiram o Império no Tratado de Verdun (843).
Ele estimulou o desenvolvimento da cultura , com a abertura de escolas e mosteiros , a tradução e a cópia de manuscritos antigos e a patrocinação de artistas . Além de contribui para preservação e transmissão da cultura da Antiguidade Clássica .
O Renascimento Carolíngio foi o período em que Carlos Magno "reergueu" a Europa; Carlos Magno foi um rei lendário dos povos francos, tendo sido responsável pela "derrota" de alguns povos bárbaros, a conversão de outros e a pacificação do território continental europeu, tendo dado início à chamada "Era de Ouro" do ...
Tal ação foi início da desintegração territorial, tendo em vista o consequente enfraquecimento militar e as invasões provocadas pelos vikings e magiares do leste europeu. Dessa maneira, os nobres proprietários de terra passaram a experimentar uma maior autonomia política.
Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época.
A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características. a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio homem. b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.
Já no Quatrocento, com representantes dentro e fora da Itália, o Renascimento contou com a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa) e as críticas ácidas do escritor holandês Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura). Leonardo da Vinci foi um dos maiores expoentes do Renascimento
O Império Carolíngio (800-888) tem seu nome derivado de Carolus (do latim, Carlos) e designa o Reino Franco que ocupou a região da Europa central (coincidindo com o antigo Império Romano do Ocidente, um território de aproximadamente 1.112.000 km² e cerca de 20 milhões de pessoas). A formação deste império está na gênese dos ...
Quanto uma Sugar Baby cobra por dia?
Qual é o número que vem antes do zero?
Como fazer um sumário simples?
Porque o Amazonia 1 foi lançado na Índia?
O que que é uma frase exclamativa?
Qual melhor casamento civil ou união estável?
Quais são as fontes de recursos próprios de uma empresa?
Quais os primeiros sinais de câncer de mama?
Qual participante do BBB 22 tem mais seguidores?
Quando libera licenciamento 2022?
Qual a importância de um roteiro?
Qual a renda para financiar um imóvel de 1 milhão?
Quantos kg tem uma calça jeans?
O que é uma variável em matemática?
Como amortizar financiamento Bradesco pelo app?
Quais exames para cada cor de tubo?
O que é bom passar na queimadura infeccionada?
Qual é o EPI que usamos para proteção dos membros superiores contra choque elétrico?