Tradicional pelo gosto peculiar e preparo fácil e rápido, o macarrão instantâneo, conhecido no Brasil como “miojo”, completa 50 anos. O criador da delícia, Momofuku Ando, que nasceu em Taiwan, lançou o produto em 25 de agosto de 1958.
O primeiro macarrão instantâneo apareceu em 1958, lançado pela empresa Nissin. Hoje, existem vários tipos de miojo, como o talharim, o yakisoba e os famosos cup noodles. O macarrão instantâneo já foi considerado a invenção japonesa mais importante no século XX.
25 de agosto é a data que marca a invenção de um dos alimentos mais populares do mundo, criado nos anos 1950 por Momofuku Ando. No dia 25 de agosto, uma das criações japonesas mais famosas de todos os tempos completa 63 anos: o macarrão instantâneo, ou simplesmente miojo para nós, brasileiros.
Atualmente, fabrica 47 produtos, divididos em 10 linhas. Inicialmente oferecido nos sabores galinha e carne, o Miojo chegou às prateleiras em outros 22 sabores. Em 1975, foi lançado o sabor galinha caipira, o mais vendido da linha.
Nissin Miojo
Primeiro produto a chegar ao Brasil foi o Miojo Macamen em 1965 através da empresa Miojo Alimentos, com sachês de tempero fornecidos pela Ajinomoto. Atualmente a Nissin Miojo possui linhas de macarrão instantâneo com três diferentes tipos de macarrão: Lámen, talharim e yakissoba.
32 curiosidades que você vai gostar
Ele contou um pouco do começo do “miojo” no Brasil e afirmou que desde que a Nissin chegou ao país em 1965, o mercado brasileiro cresceu 2,3 bilhões de unidades por ano, conquistou o 10º lugar no mundo inteiro e o consumo é de duas porções por pessoa.
Considerado um dos alimentos industrializados mais bem sucedidos do planeta, o macarrão instantâneo foi criado pelo empreendedor japonês Momofuku Ando. O cenário era o Japão logo após a Segunda Guerra Mundial, quando parte do país havia sido destruída por bombardeios e muitas pessoas passavam fome.
O sabor galinha caipira é o mais vendido nacionalmente. Não há outros países latino-americanos entre os 20 primeiros do ranking. Os líderes são China, Indonésia e Índia. Em todo o mundo, foram consumidos 103 bilhões de porções de miojo no ano passado, uma crescimento de 3,5% ante 2017.
Tudo começou com a invenção do macarrão instantâneo por Momofuku Ando, em 1958. O novo produto batizado de “Chicken Ramen” incluía um macarrão desidratado (pelo processo de fritura-relêmpago) que precisava apenas de água quente para ficar pronto para o consumo em três minutos.
O que precisa para embarcar na Azul?
O que não faz bem para o coração?
Qual o tipo de comida que mais vende?
O que é bom para desintoxicar de produtos químicos?
Quais as letras das placas por estado?
Tem sinal de celular na Ilha Grande?
Quanto tempo dura o ácido hialurônico na testa?
Como fazer o cadastro positivo para aumentar o score?
O que os piscianos gostam de ouvir?
Quais são as serras mais perigosas do Brasil?
Quanto rende na poupança 189 milhões?
Qual a diferença entre CAP e emulsão asfáltica?
Para que serve o chá de Quioio?
Que alimento evita para a cura da candidíase?
O que é o peso da nota do Enem?
O que significa palavra gotejo?