Concordância com nem um nem outro e ou um ou outro Com as expressões nem um nem outro e ou um ou outro, a concordância deverá ser feita preferencialmente no singular, embora possa também ser feita no plural. Quando há uma ação recíproca, o verbo deverá aparecer sempre no plural.
Regra geral:
O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).
Ambas são conjugações verbais do vocábulo “haver” e estão no pretérito imperfeito do indicativo. A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam).
Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado.
O verbo estabelece sempre concordância com a 3. ª pessoa do plural: um dos que ouviram, um dos que estudarão, um dos que sabem. O verbo pode estabelecer concordância com a 3. ª pessoa do singular ou do plural: nem um nem outro veio, nem um nem outro vieram.
38 curiosidades que você vai gostar
As 7 melhores dicas da internet para fazer a conjugação verbal sem estresse!Padronize o pretérito imperfeito. ... Identifique a origem do verbo. ... Conheça o M.A.R.I.O (sem trocadilhos) ... Entenda que “mim” não realiza a conjugação verbal. ... Não se atrapalhe com o “vós” ... Preste atenção nos verbos defectivos.
O correcto é «a gente está junta», se preferir «(nós) estamos juntos». A gente leva sempre para o feminino do singular o adjectivo que se refere à locução, p. ex. «a gente ia toda muito satisfeita», «a gente estava mal disposta».
Conjugação do verbo "saber"Presente (Indicativo) eu. sei. ... Pretérito Perfeito (Indicativo) eu. soube. ... Pretérito Imperfeito (Indicativo) eu. sabia. ... Pretérito Mais-Que-Perfeito (Indicativo) eu. soubera. ... Futuro do Presente (simples) (Indicativo) eu. ... Futuro do Presente (composto) (Indicativo) eu. ... Futuro do Pretérito (Indicativo) eu.
O que é a flexão verbal em voz? Os verbos sofrem flexão em voz, podendo estar na voz ativa, na voz passiva ou na voz reflexiva. Na voz ativa, o sujeito gramatical é o agente da ação expressa pelo verbo. A menina penteou as bonecas.
O infinitivo deve ser flexionado nos seguintes casos:Quando o sujeito da oração estiver claramente expresso; Por exemplo: ... Quando tiver sujeito diferente daquele da oração principal; Por exemplo: ... Quando se quiser indeterminar o sujeito (utilizado na terceira pessoa do plural); Por exemplo:
Um erro muito comum, observado principalmente na comunicação oral, é a flexão do verbo “haver”. Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural.
Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Exemplos de precisa-se com objeto indireto no plural
Precisa-se de trabalhadores. Precisa-se de empregados. Precisa-se de ajudantes. Precisa-se de recepcionistas.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O plural é uma flexão gramatical de número (como o singular e o dual) da palavra que se refere a mais de uma coisa. Exemplos de palavras no plural: troféus (de troféu), pastéis (de pastel), carros (de carro), andavam (de andava), andaram (de andou) etc.
Os verbos sofrem flexão em modo, tempo, número, pessoa, voz e aspecto. Devido a essa pluralidade de flexões que apresentam, os verbos são uma classe gramatical complexa e abrangente.
Na gramática, flexão ou inflexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes.
A flexão de modo dos verbos expressa a atitude daquele que fala em relação ao objeto de sua enunciação.
Significado de Saber
verbo transitivo direto Expressar conhecimentos determinados: saber cantar; saber dançar. Suspeitar sobre; pressentir: sabia que ele conseguiria vencer.
Sabermos vem do verbo saber. O mesmo que: alcançarmos, compreendermos, conhecermos, depreendermos, entendermos, inferirmos, percebermos, conseguirmos, considerarmos.
Dormem junto ao viaduto. Construíram sua mansão junto à praia. Então, a rigor se usa o adjetivo nesta frase: “Havia muitas mulheres juntas”.
Juntos é o plural de junto. O mesmo que: contíguos, ligados, pegados, reunidos, unidos.
1 junção, união, ligação, confluência, encontro, encaixe. Junção dos ossos do corpo humano: 2 articulação, juntura, conexão, nó.
Quem interpreta o João Plenário?
O que é bom para hidratar cabelo com luzes?
Como estudar fora sendo pobre?
Qual o prazo para envio do evento S-2240?
Qual é o primeiro livro a ser escrito no Velho Testamento?
Quais são as características do teatro da idade antiga?
Qual a forma negativa do simple past?
Qual é o sistema de irrigação mais econômico?
Qual o animal mais forte da selva?
O que um pré diabético não pode comer?
Qual valor do seguro-desemprego 2021?
O que incomoda o bebê na barriga?
Tem como transformar a água do mar em potável?
Qual a melhor época para podar cerca viva?
Quem foi o maior pregador do Evangelho de todos os tempos?