Enquanto preposição contraída, pelo pode ser a preposição per contraída com o artigo definido o ou com pronome demonstrativo o (por + o = pelo). É sinônimo de: a favor de, ao longo de, através de, por aquele, por aquilo,… Exemplos com preposição contraída pelo: Sou pelo direito à eutanásia.
Ele deve ser utilizado para coisas materiais, como por exemplo: “Irei colocar os livros na estante”. Como livro é algo material, utilizamos o verbo “colocar”. Já o verbo pôr usamos nas locuções e frases feitas no sentido figurado e na definição de coisas abstratas, como por exemplo: “Temos que pôr o assunto em dia”.
Significado de Pelo
contração Através de; junção da preposição per com o artigo definido o: o carro passou pelo túnel. Por aquilo ou por aquele; junção da preposição per com o pronome demonstrativo o: passou pelo sofrimento de perder um filho. Etimologia (origem da palavra pelo).
Significado de Pela
contração Por; através de; ao lado de; em razão de: os bandidos entraram pela janela; eles passaram pela ponte; agiu pela vontade; o ônibus passa pela Igreja?[Gramática] Forma Contraída que equivale ao uso da preposição por. [Gramática] Junção da preposição "per" + artigo "a" ou + pronome "la".
Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.
44 curiosidades que você vai gostar
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.
O uso correcto é “por exemplo”, uma vez que se trata de uma locução adverbial invariável.
A expressão está correta e vem registada como subentrada de exemplo no Dicionário Houaiss: «a exemplo de: conforme o exemplo dado por». Também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista «a exemplo de» como locução prepositiva e com o significado de «imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de».
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.
Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.
Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc. – Fez tudo conforme o combinado, isto é: saiu acompanhada, fez a denúncia e retornou rapidamente para casa. – Não era inveja: era decepção e vergonha.
Os dois-pontos são utilizados antes:do discurso direto;de uma enumeração;de uma citação;de uma explicação, resumo, esclarecimento, causa ou consequência;de informações importantes como observações, notas e exemplos;de orações apositivas;do vocativo inicial de comunicações.
Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:exemplificando;por exemplo;isto é;tal como;em outras palavras.
Exemplo: Como terminaremos o trabalho? Exemplo: Como você cresceu! Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.
Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:1) Leia lentamente o texto todo. ... 2) Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ... 3) Sublinhe as ideias mais importantes. ... 4) Separe fatos de opiniões. ... 5) Retorne ao texto sempre que necessário. ... 6) Reescreva o conteúdo lido.
Dois-pontos são um sinal de pontuação caracterizado por uma pausa breve antes de uma citação, uma fala de personagem, um aposto enumerativo, uma oração apositiva, uma explicação e após o vocativo em uma correspondência. Assim, eles indicam uma interrupção em frase ainda não finalizada.
Pontuação Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ... Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ... Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ... Parênteses ( ( ) ) ... Ponto de Exclamação ( ! ) ... Ponto de Interrogação ( ? ) ... Vírgula ( , ) ... Ponto e vírgula ( ; )
O que Rui Barbosa fez pela Educação Física?
Qual é a dificuldade de uma pessoa canhota?
Como é calculado o PIS e Cofins no lucro presumido?
Qual era a fruta do diabo de gol d Roger?
Qual o melhor remédio para gordura no fígado?
Qual a parte do corpo que dói menos para fazer tatuagem?
Como sonhar com o que você quer?
Pode dar ovo cru para cachorro doente?
Quais as características do controle difuso de constitucionalidade?
Como saber o número de espiras de um transformador?
Como está o bebê dentro da barriga de 8 semanas?
Como remover propaganda de apps Android?
Qual o maior rio do mundo 2021?
Qual temporada FNX aparece no de férias com o ex?