Quando é utilizada a tutela cautelar?

Pergunta de Lorena Nogueira Almeida em 27-05-2022
(30 votos)

A tutela cautelar serve ao propósito de simplesmente proteger determinada situação, evitando-se, com isso, uma ineficácia do processo ou mesmo um resultado futuro desfavorável. Não há fruição do bem da vida ou de algum de seus efeitos, mas tão-somente a proteção para que a fruição seja possível num momento ulterior.

Quando cabe a tutela cautelar?

1. A tutela cautelar tem por objetivo preservar direitos, podendo ser antecedente/preparatória (antes do oferecimento do pedido principal) ou incidental (durante o trâmite do pedido principal), tendo em ambos casos por requisitos o fumus boni juris e o periculum in mora.


Para que são utilizadas as tutelas cautelares?

Apenas ratificando o que aqui fora falado anteriormente, a tutela cautelar visa assegurar um direito (bens, pessoa ou provas), no caso do caráter antecedente, assegurar um futuro direito (ex: medida cautelar de arresto para assegurar futura execução forçada).

Qual a finalidade da tutela provisória cautelar?

O objetivo da Tutela Provisória é de dar maior efetividade ao processo por afastar o perigo a que está sujeita a tutela jurisdicional ou por assegurar, proteger, preservar o provimento final.

Quando se deve utilizar as tutelas de urgência?

Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

Tutelas Provisórias no Processo Civil - Tutela Cautelar


16 curiosidades que você vai gostar

Quando usar tutela de urgência antecipada?

Quando o direito de alguém se vê ameaçado de extinção por conta do passar do tempo, podendo ocasionar riscos e danos irreparáveis à parte, é possível utilizar da medida judicial conhecida como tutela provisória de urgência para antecipar e assegurar esse direito.

São requisitos para a concessão da tutela de urgência?

Regulada pelo art. 300, Novo CPC, a tutela de urgência possui dos requisitos: a probabilidade do direito; o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

Qual o principal escopo da tutela provisória?

Seu escopo não é impedir danos irreparáveis ou de difícil reparação, mas abreviar a solução de litígios, sem que se tenha cognição exauriente de seu mérito. Assim, na tutela antecipada antecedente, ao mecanismo de tutela urgente agregou-se a técnica monitória.

Qual o fundamento da tutela provisória?

1.1. Conceito: A tutela provisória é uma tutela jurisdicional sumária e não definitiva. É sumária porque fundada em cognição sumária, ou seja, no exame menos aprofundado da causa. Na tutela provisória exige-se apenas um juízo de probabilidade e não um juízo de certeza.



Outras questões

Como descobrir idade pela data de nascimento Excel?

Como descobrir a fórmula de um composto?

Como identificar a idade de um ganso?

Como sabemos um gene e a unidade fundamental da hereditariedade?

Como mudar a vida em 2021?

Como saber a sua idade mental?

Quantos filhos Jane tem?

Como se registrar no CFT?

Como saber qual o tamanho do salto?

Por que configurar a privacidade no Facebook?

O que faz um surfactante?

Como calcular resistor para led em série?

Como mudar o relacionamento para melhor?

Como se diz par ou ímpar em inglês?

Como localizar meu SSD?

Como mudar o tom de uma cifra?

Como saber a cor do meu cavalo?

Como falamos em inglês tia e tio?

Como editar nome dos destaques?

Como saber qual será a altura do seu filho?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com