Quando é usado o agravo regimental?

Pergunta de Rafaela Adriana Ferreira de Borges em 30-05-2022
(69 votos)

O agravo regimental é cabível apenas contra decisão individual de relator, afigurando-se manifestamente incabível a sua interposição contra acórdão do Tribunal, o que configura, portanto, erro grosseiro.

Para que serve o agravo regimental?

No processo civil, o agravo regimental é aquele interposto para impugnar decisões tomadas individualmente pelo relator de outro recurso. São também denominados "agravinhos" e agravo interno e estão previstos no regimento interno dos tribunais. O prazo para sua interposição é de quinze dias.


Qual a diferença entre agravo regimental e agravo interno?

Entenda a diferença pra não errar.

Segundo o normativo, a classe Agravo Regimental (AgRg) deve ser utilizada em processos de matéria penal e o prazo para interposição é de cinco dias, contados na forma da lei processual penal. Já o Agravo Interno (AgInt) é utilizado nos processos de natureza cível.

O que é recurso regimental?

Agravo regimental, também chamado de agravo interno, sendo este o nome adotado pelo novo CPC no art. 994, inciso III, é um recurso judicial que tem o intuito de fazer com que os tribunais provoquem a revisão de suas próprias decisões.

O que vem depois do agravo regimental?

Assim, a divergência doutrinária consiste em afirmar, de um lado, que após o julgamento do agravo interno será cabível agravo em recurso especial, na forma do art. 1.042 do CPC/2015, lido em conformidade com a Constituição, e de outro, que será cabível novo recurso especial ou extraordinário.

AGRAVO REGIMENTAL - NOVO CPC


19 curiosidades que você vai gostar

Qual o recurso depois do agravo interno?

E cabe recurso em face de decisão proferida em sede de agravo interno? Sim! É cabível embargos de declaração quando a decisão proferida for omissa, contiver erro material ou for contraditória.

Quanto tempo leva para julgar um agravo regimental?

O CPC fez questão de matar a controvérsia. Para qualquer agravo o prazo é de 15 dias, seja ele previsto em lei ou em regimento interno.

Quando cabe agravo interno ou regimental?

Quando é cabível o agravo interno? O agravo interno é cabível sempre que for necessário atacar uma decisão monocrática proferida por um relator de um Tribunal, nos processos que correm em segunda instância.

Para que serve os embargos infringentes?

Embargos infringentes é um recurso que existe em processos criminais. É usado pelo réu quando ele não concorda com uma decisão no processo. Os embargos infringentes permitem que a decisão seja analisada novamente e seja alterada, de acordo com o pedido do acusado.



Outras questões

Quais os tipos de Diartrose?

Como guardar azitromicina depois de aberto?

Onde se pratica a musculação?

Quanto ao formato As linhas são classificadas como?

Como são chamados os tecidos de sustentação de um nervo?

Quem pode participar das políticas públicas?

O que fazer para prevenir a tendinite?

Por que os poliedros rolam?

Como é formado o assoalho oceânico?

Como Pode-se observar a extensão da planície amazônica é diferente para os dois geógrafos essas interpretações estão associadas a critérios diferentes são eles?

O que representa as danças?

O que são os pontos luminosos?

Pode pagar insalubridade proporcional?

Qual a diferença entre transgênicos e Organismos Geneticamente Modificados?

O que acontece se eu doar um rim?

Qual é o nome do rio que nunca seca?

Qual é a classificação dos anelídeos?

Como tratar feridas causadas por picada de mosquito?

Qual o conceito de escarpas?

Porque dói a barriga no período fértil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com