Quando é que o ocorre a servidão administrativa?

Pergunta de Eva Victória Costa Silva Pires em 30-05-2022
(56 votos)

servidão de passagem). A servidão administrativa é o direito real público que autoriza o Poder Público a usar a propriedade imóvel para permitir a execução de obras e serviços de interesse público (ex: colocação de postes de energia; passagem de oleoduto ou caminho; placas de sinalização).

Quando ocorre a servidão administrativa?

Servidão administrativa consiste em direito real sobre coisa alheia. ... 1.285 do Código Civil, pois esta decorre da lei e é um direito que assiste ao dono de imóvel encravado de reclamar do vizinho que lhe deixe passagem mediante indenização.


Como se concretiza a servidão administrativa?

A servidão administrativa, “como todo ônus real” só se efetiva com a inscrição no Registro de Imóveis competente, para conhecimento e validade erga omnes, o que é confirmado pelo art.

Quem pode instituir servidão administrativa?

Resumo: A Servidão administrativa é tida como o direito real de gozo, de natureza pública, instituído sobre imóvel de propriedade alheia, com base em lei, por entidade pública ou por seus delegados, em face de um serviço público ou de um bem afetado a fim de utilidade pública.

Quais são as características da servidão administrativa?

Características da Servidão Administrativa: são três as características da Servidão Administrativa, admitidas pelo nosso Direito Público: Ônus real; Incide sobre um bem particular; Finalidade de permitir a utilização pública.

AGU Explica - Servidão Administrativa


25 curiosidades que você vai gostar

Como eram os processos de servidão?

A servidão no direito civil consiste em um gravame real de um prédio sobre o outro, retirando o proprietário do imóvel dominante a utilidade para o seu bem do imóvel serviente. ... A existência de outro acesso não impede a servidão de passagem que não se confunde com a passagem forçada.

Como funciona o sistema de servidão?

A servidão é um direito de gozo sobre imóveis que, em virtude de lei ou vontade das partes, se impõem sobre o prédio serviente em benefício do dominante, visando proporcionar valorização deste, bem como torná-lo mais útil.

Como instituir servidão de passagem?

Para que se institua uma servidão de passagem, é necessário o acordo entre os donos dos dois imóveis, que deve ser por escrito e registrado na matrícula do imóvel que irá ceder a servidão, no Registro de Imóveis.

Como fazer uma servidão?

A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.



Outras questões

Quais são as principais características da região Nordeste?

Como surgiu a imprensa no mundo?

Como enviar webhook?

Como é a recuperação da cirurgia de ceratocone?

Quais as fases da reunião?

Quanto tempo leva para um soldado ser promovido?

Quais são os elementos visuais da arte?

Como tirar o mofo da caixa de som?

Pode passar hidratante na sobrancelha?

Qual o mínimo de frequência escolar?

O que significa fundamento na Bíblia?

Qual é a classe social B2?

Quais são as frequências Hz?

Qual é a salinidade da água do mar?

Como saber se fui sorteado no título de capitalização?

O que se comemora no Dia 21 de setembro?

Quantos dias úteis tem o mês de outubro 2021?

É verdade que gato tira energia negativa?

Quais são as frequências agudas?

Como substituir Bem-estar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com