Quando usar a vírgula
Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.
A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. ... Por esta razão, estas orações são antecedidas de pausa na oralidade e de vírgula na escrita.
Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
6. Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc.
b) Ela, não, está sempre atrasada. c) Não foi ele, não, que nos procurou. Nas três frases, a vírgula está correctamente posta, porque separa os advérbios sim e não do resto da frase.
Qual cor mais bonita para aparelho Dentario?
Como dar entrosamento no FIFA 21?
Como pintar porta de madeira externa já pintada?
Como funciona endereçamento de IP?
Como pintar o cabelo de ruivo naturalmente?
Como pintar um corredor estreito?
Pode pintar unha postiça antes de colar?
O que fazer para o esmalte não ficar com bolhas?
Pode passar tinta em cima do grafiato?
O que fazer quando as luzes ficam laranja?
Como pintar em tela com tinta acrílica?
Qual tinta é usada para pintar tampas dos potes de vidro?
Qual a melhor tinta para pintar couro?
Como posso pintar a lateral da Bíblia?
É preciso lixar a calota para pintar?