Esse procedimento é indicado quando, após a realização de exames ginecológicos, é observada a presença de abscessos no ovário, cistos ou alterações indicativas de câncer. A ooforectomia é um procedimento simples, realizado em ambiente hospitalar e feito sob anestesia.
A retirada de um ou dos dois ovários (ooforectomia unilateral ou bilateral) é recomendada apenas depois de vários exames para verificar se o tumor é de fato maligno. Mas pode haver outras situações em que é recomendado retirar os ovários.
Retirada dos ovários pode elevar risco de perda óssea e doenças cardiovasculares após menopausa. Mulheres mais velhas que tiveram seus ovários removidos antes da menopausa têm um risco acrescido de perda óssea e doenças cardiovasculares, segundo um novo estudo da Universidade da Keck (EUA).
Se os ovários foram retirados, o aumento de peso pode ocorrer devido a menopausa cirúrgica, assim como a mudança da distribuição de gordura corporal. O aumento de peso está associado com o estilo de vida, com os hábitos alimentares e com a falta de atividades físicas.
O endométrio, que reveste a parede interna do útero, descama mensalmente na forma de menstruação. Portanto quando se retira o útero não se menstrua mais. Como você permanece com os ovários, a produção hormonal não se altera, portanto pode continuar com os sintomas pré-menstruais mesmo sem menstruar.
20 curiosidades que você vai gostar
Uma gravidez espontânea sem os dois ovários não é possível. Como você tem o útero, uma gravidez por doação de óvulos pode ser uma saída. A adoção é sempre uma alternativa. Sem os dois ovários você está na menopausa.
As chances de engravidar existem, mas se reduzem consideravelmente. Outro fator a se considerar é o ciclo reprodutivo de mulheres com apenas um ovário. Nessa situação, a menstruação continua normalmente, mas é importante ficar atenta.
As mulheres que realizaram histerectomia por miomas uterinos volumosos podem mesmo ter uma diminuição do volume abdominal, levando à sensação de emagrecimento.
Fica mais fácil engordar? Algumas mulheres podem relatar um aumento mais fácil do peso após a cirurgia, especialmente durante o período de recuperação, no entanto, ainda não existe uma causa específica para o aparecimento do peso.
Quais são os dois tipos de circulação?
Qual a diferença de laminação a quente e a frio?
Quais são os substantivos Biformes e uniformes?
Como fica o rosto após colocar fios de sustentação?
Como saber se o implante está inflamado?
Quanto tempo um bife frito pode ficar na geladeira?
Quem mais pratica atividade física no Brasil?
O que é um processo em anatomia?
Qual a diferença entre odontologia e endodontia?
O que é desarquivar um processo?
O que fazer para amenizar a dor do luto?
O que é Comunicação receptiva?
Qual é o sinônimo de caridosa?
Pode usar SBP elétrico no quarto do bebê?