A origem etimológica do termo didática procede do grego didaskein que significa instruir, ensinar. Foi introduzido pela primeira por Rat- ichius (1571l1635), no século XVI, como ciência reguladora do ensino.
A Didática surge graças á ação de dois educadores, RATÍQUIO e COMÊNIO, ambos provenientes da Europa Central, qua atuaram em países nos quais se havia instalado a Reforma Protestante (2). COMÊNIO escreveu, entre outras obras, a Didática Magna(3) , instituindo a nova disciplina como "arte de ensinar tudo a todos".
A era industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo. O referencial principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construiram as práticas educativas e as conceitualizações referentes à educação.
A Pedagogia, ciência da Educação, nasce no século XIX e teve seu grande desenvolvimento no século XX. Já a Didática deveu esperar mais um século; surgiu no final do século XX.
A palavra didática deriva da expressão grega - techné didaktiké -, que se traduz por arte ou técnica de ensinar.
A origem da Didática nos remete ao século XVII através de Iohannes Amos Comenius ou mais conhecido como Comênio (1592-1670) que realizou uma obra chamada Didática Magna (Didactica Magna) em 1657, que criava uma proposta de reformar e escolar e educacional.
CONTEXTO HISTÓRICO DA DIDÁTICA Para estudarmos a história da Didática, precisamos conhecer quem foi o “pai da Didática”. Ele desejava ensinar “tudo a todos” e atingir o ideal de uma “educação ideal”. ... – Tinha o projeto de ensino para todos: ensinar tudo a todos era a sua meta.
O estudo da didática nos anos 80 era tido como caráter transformador, pois a sociedade brasileira estava vivendo uma ruptura de sistema político, então a didática seria voltada a redemocratização.
Isso implica toda uma história ideo-política vivida no século XX. Estas últimas idéias ajudam a delimitar a origem da Didática como ciência autônoma. Quiçá, é por isso, que a Didática alcança sua verdadeira autonomia, como ciência particular, só a mediados do Século XX. Anteriormente, era considerada uma disciplina técnica da Pedagogia.
Elucidaremos algumas perspectivas sobre a Historia da Didática e como ela se desenvolveu no Brasil nesses 500 anos de História. Para tal abordagem usaremos o texto da professora e doutora em educação Ilma Passos Alencastro Veiga. Também não deixaremos de explicitar alguns traços de Dermeval Saviani.
Nessa perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizageme as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno).
Para o autor, a didática deveria ser reconhecida como a Arte de Ensinar Tudo a Todos. importância revolucionária desse tratado é reconhecida até os dias de hoje. De os indivíduos compreendessem que deveriam ser virtuosos, racionais e piedosos. como objetivo maior a formação dos verdadeiros educadores.
Quem era o rei Herodes na Bíblia?
Como saber se o gato está perdendo a visão?
O que comer na gravidez para o bebê nascer saudável?
Pode usar fone Bluetooth carregando?
Quem tem Ovario Policistico pode ovular?
Qual a técnica de pintura com lápis de cor?
Quais são os tipos de parasitas intestinais?
Como pintar o cabelo em casa ingredientes?
Como descobrir se o Earpods é original?
Como se começa a pintar uma tela?
Como funciona o site de compras Alibaba?
Como jogar o modo competitivo no PUBG?
Como é feito o glitter Biodegradavel?
Como habilitar tipos de dados no Excel?