A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano.
Mas foi somente em 1988, com a abertura da rede para interesses comerciais, começou a “popularização” da grande rede. Serviços de correio eletrônico e provedores que faziam a conexão à rede pelo antigo método dial-up começaram a surgir no final dos anos 80.
Em 20 de dezembro de 1994, a Embratel lança o serviço experimental de internet comercial no Brasil. Só cinco mil usuários foram escolhidos pra esses testes. Em maio de 95, ele começaria a operar de forma definitiva.
Em 2005, boa parte dos modelos disponíveis contava com 256 MB ou 512 MB de memória interna, o que garantia centenas de canções armazenadas. Também já era possível encontrar alguns MP4 Players (que também tocavam vídeos), mas eles estavam em passos mais lentos no mercado, devido aos altos preços.
A internet no Brasil iniciou-se em setembro de 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.
23 curiosidades que você vai gostar
No ano de 1991 o acesso a rede de informações, já denominada internet, já era utilizada também por órgãos do governo e instituições educacionais de pesquisa. Nessa época a internet era utilizada para transferências de arquivos, debates e acesso a base de dados nacionais e internacionais.
Quem viveu a Internet dos anos 2000 se lembra de alguns hábitos peculiares dos usuários da época. A web era um mundo muito diferente do que temos hoje: o Orkut era a rede social dominante no país, o MSN era o mensageiro favorito, o acesso à rede móvel era quase inexistente e as webcelebridades vinham dos blogs.
Em 2007, a internet atingiu 17% do total de domicílios brasileiros, o que representa um crescimento 3 pontos percentuais em relação à presença da internet nos domicílios verificada no ano passado. Note que o aumento da posse do computador em casa no mesmo período foi um pouco maior, alcançando os 4 pontos percentuais.
Na época da Internet discada, o fornecimento da conexão era feito pelos provedores, que dependiam de uma linha telefônica para funcionar. Quem viveu esse período, deve lembrar dos CDs de provedores, que eram distribuídos nas ruas ou em eventos.
Até dezembro de 2010, a internet contava com 255 milhões de sites no mundo – 21,4 milhões a mais do que 2009. São 152 milhões de blogs na rede; no Twitter, há 175 milhões de usuários (100 milhões a mais do que em 2009), que enviaram 25 bilhões de tuítes no ano.
O Chrome não existia nessa época e o Internet Explorer só se tornaria popular mais tarde. Por isso, o navegador número um em 1996 era o Netscape. O site também era um dos mais populares na época. Em 1996, não havia Facebook, Instagram, nem mesmo o finado Orkut.
Em 1995 outros programas eram usados para navegar na internet, não existia Youtube, Google, Wikipédia, Spotify e muito menos Facebook. Fazer uma busca nesse ano era algo bem mais parecido com uma investigação policial.
A primeira conexão ARPANET foi estabelecida entre a Universidade da California em Los Angeles e o Instituto de Pesquisa de Stanford às 22h30 do dia 29 de outubro de 1969. Em 5 de dezembro de 1969, uma rede de 4 nós foi conectada pela adição da Universidade de Utah e a Universidade da California,Santa Barbara.
A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos). No ano de seu nascimento, em 1969, quando nasceu a ARPANET, surgiu a primeira conexão entre os computadores da Stanford e da UCLA.
A partir dos anos 2000, a internet discada foi cedendo espaço para a banda larga e, atualmente, para a fibra óptica, o que agilizou os processos de navegabilidade do usuário. A conexão de dados também ganha destaque, a exemplo da rede 3G e, mais recentemente, já podemos contar com a rede 4G e 5G.
No final dos anos 80 os poucos usuários que possuíam um microcomputador em casa, precisavam realizar uma série de tarefas para conseguir se conectar à rede. O ponto de partida aconteceu com a primeira conexão para troca de dados/informação.
Nos anos 90 também foi criado o HTTPS, que assim garantia o envio de dados criptografados, assim, estava nascendo a nossa internet atual. A partir daí o interesse mundial foi grande em torno da internet onde acabou causando a “grande explosão”, assim, as pessoas começavam a ter PCs e acesso discado a grande rede.
A velocidade da internet era entre 28,8 e 33 kbps (um modem de 56k era um luxo). Para cobrar um pulso só, as pessoas se conectavam de madrugada e aos finais de semana (sábado só depois do meio dia)! Para se conectar, ficava mais fácil usando um discador: programa gratuito de conexão à internet ilimitada do provedor.
Para quem não lembra, nessa época, internet era na base da conexão discada, o navegador mais popular era o Netscape e o Flash estava apenas engatinhando. ... Pensando nisso, o Once Upon recriou os modelos do Facebook, YouTube e Google+.
O centro de pesquisa norte-americano estava conectado a uma rede de computadores internacional, a BitNet (Because It s Time to NETwork / Porque é hora da rede) . ... Nesse ano também surgiu a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), o que ampliou a rede acadêmica de conexões brasileiras com a rede mundial de computadores.
O Fogo Como A Primeira Tecnologia Do Mundo
A inserção de um conceito de tecnologia não deve ser visto como um processo fácil, principalmente quando falamos no desenvolvimento de uma tecnologia nunca vista antes. Esse é o caso da tecnologia do fogo por exemplo.
Foi no dia 22 de junho de 1995 que a DGLNet começou a funcionar na cidade de Campinas, sendo o primeiro provedor de acesso à Internet do Brail. “Antes disto, as pessoas só tinham acesso por meio de universidades. Montamos o primeiro provedor do Brasil”, lembra.
No Brasil. A década de 2000 ficou marcada como a década em que a esquerda política brasileira teve seu representante eleito através de um processo democrático. O primeiro brasileiro operário a alcançar a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, elegeu-se em 2002, após quatro tentativas anteriores, e foi reeleito em 2006 ...
Quando a internet era só mato, O Guia dos Curiosos mobilizava gerações. O dia se perdeu na agenda, mas era comecinho de 1994. Não chovia em São Paulo, disso ele se lembra — embora, a cada segundo, 16 bilhões de litros de água sejam despejados em forma de chuva sobre a Terra.
A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo.
O que é bom para hidratar tatuagem?
O que é mortal se revista da imortalidade?
O que não deve comer quem tem doença de Crohn?
Quanto tempo leva para se formar um Sargento do Exército?
Quando Roy Harper volta para Arrow?
Qual é a importância da Prova Brasil?
Como calcular o número de faltas na escola?
Como vai ficar o feriado de carnaval 2022?
O que significa publicada a sentença?
Quantas parcelas são do renda para?
Qual o melhor negócio para abrir hoje?
Qual a importância do preceito?
O que é a gestão do e relacionamento?