Quando cabe fiança no Processo Penal?

Pergunta de Raquel Benedita de Neto em 30-05-2022
(29 votos)

Segundo o Código de Processo Penal, em nenhuma hipótese será concedida fiança nos casos de racismo, tortura, tráfico de drogas, crimes hediondos, prisão civil (por não pagamento de pensão alimentícia) ou militar (disciplinar, administrativa ou judicial), delitos cometidos por grupos armados (civis ou militares), contra ...

Quando é cabível a fiança?

A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 (quatro) anos. Parágrafo único. Nos demais casos, a fiança será requerida ao juiz, que decidirá em 48 (quarenta e oito) horas.


Quando não é cabível a fiança?

Quando o crime é inafiançável, o juiz poderá decretar a liberdade provisória sem fiança, mas poderá incluir outra medida cautelar que lhe pareça ser necessário ao caso concreto.

O que é fiança no direito processual penal?

Fiança é um valor determinado por uma autoridade competente (Juiz ou Delegado) para que seja depositado, em dinheiro ou objetos, com a finalidade de que o acusado aguarde o julgamento em liberdade provisória.

Como saber se o crime tem fiança?

Também, admitem fiança todos os crimes cuja pena mínima cominada for de reclusão, desde que seja menor que 2 anos. A contrario sensu, todos os crimes apenados com reclusão, cuja pena mínima seja igual ou maior que 2 anos, não admitem fiança, embora sejam suscetíveis de liberdade provisória sem fiança.

Tudo sobre Fiança no Processo Penal


26 curiosidades que você vai gostar

Quais são os crimes inafiançáveis?

São crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia: tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e os definidos como crimes hediondos (artigo 5º, inciso XLIII da constituição).

Quais as infrações penais inafiançáveis?

5º, inciso XLIII, "São inafiançáveis, segundo a Constituição Federal de 1988, os crimes de "tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem." Ainda segundo a Carta ...

Quem pode arbitrar a fiança?

O Código de Processo Penal dispõe em seu artigo 322 que cabe ao Delegado de Polícia e ao Juiz de Direito arbitrarem fiança.

Quais as situações previstas em lei para concessão de liberdade provisória sem fiança?

A liberdade provisória pode ser concedida, com ou sem fiança, no caso de prisão em flagrante, em que o procedimento não tiver nenhuma violação das normas previstas em lei, conforme o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal.



Outras questões

Como fazer fórmula na planilha Google?

Como medir quantidade de cloro na água?

Como medir gramas de sal?

Como se mede a profundidade de uma caixa?

Como calcular a quantidade de ração para gato?

Como verificar a qualidade do solo?

Tem como medir a pressão pelo Apple watch?

Como instalar o FV2 Launcher?

Como maximizar os lucros de uma empresa?

Como medir a capacidade de campo do solo?

Como medir a altura de uma pessoa no iPhone?

Como a qualidade de vida pode ser medida?

O que é o Cican?

Como mensurar proatividade?

Como fazer o cálculo de iluminação?

Como saber a malha de uma tela?

Como medir a vazão de ar?

Como jogar Fnaf no celular?

Qual vacina previne a coqueluche?

Como se prevenir da Agapilori?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com