O credor precisa ter um título para executar em juízo exatamente o que determinar seu conteúdo. O título precisa ser líquido, com valor estipulado; certo e exigível, isto é, estar vencido e não houver sido pago. Dentro do processo de execução, não há previsão de defesa para o devedor.
Requisitos para a Execução
A execução para cobrança de crédito fundar-se-á sempre em título de obrigação certa, líquida e exigível. CPC/15, art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo.
Os embargos constituem outro meio de defesa do executado e são o principal instrumento contra a execução forçada, fundada em título executivo extrajudicial.
O processo de execução contempla todas as modalidades de execução, cada uma com suas peculiaridades:Execução para entrega de coisa certa;Execução para entrega de coisa incerta;Execução das obrigações de fazer;Execução das obrigações de não fazer;Execução por quantia certa;Execução contra a Fazenda Pública;
O processo pode ser iniciado na fase cognitiva, e depois seguir para a fase executória a partir da sentença, ou iniciar diretamente na fase executória.
28 curiosidades que você vai gostar
A execução será classificada de acordo com a natureza da obrigação cuja satisfação se pretende, sendo assim, haverá a execução de obrigação de fazer, de não fazer, de pagar quantia certa e de dar coisa, conforme será visto em detalhes adiante.
SIM. A defesa do devedor executado no cumprimento de sentença é a chamada impugnação. ... Ademais, é certo que os embargos do devedor constituem a defesa do executado no curso de uma ação autônoma de execução. Já a impugnação é a via defensiva de que o executado pode valer-se no bojo de um cumprimento de sentença.
No caso da alegações dos Embargos à Execução substitui a “nulidade da execução, por não ser executivo o título apresentado” pela “inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação” e inclui no rol a alegação de “incompetência absoluta ou relativa do juízo da execução”.
No caso da execução de título executivo extrajudicial (previstos no art. 784, do CPC), a "defesa" será por meio dos embargos à execução. Estes embargos à execução possuem natureza de ação judicial e devem ser distribuídos em apenso, por dependência, conforme art.
Como funciona a memória virtual no Windows?
Como instalar uma antena HDMI?
Como contabilizar máquina de cartão?
Como montar uma equipe de atendimento eficiente?
Quanto é o aluguel de um quiosque no shopping?
O que colocar na mesa do café da manhã?
Como fazer uma matriz de causa e efeito?
Quanto gasta para montar uma loja de maquiagem?
Como fazer uma bio de confeitaria?
Como justificar as referências?
Quanto gasta para montar uma loja de refrigeração?
Quais palavras usar para pedir desculpas?
Como montar uma mesa de café da manhã de um hotel?