O credor precisa ter um título para executar em juízo exatamente o que determinar seu conteúdo. O título precisa ser líquido, com valor estipulado; certo e exigível, isto é, estar vencido e não houver sido pago. Dentro do processo de execução, não há previsão de defesa para o devedor.
Requisitos para a Execução
A execução para cobrança de crédito fundar-se-á sempre em título de obrigação certa, líquida e exigível. CPC/15, art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo.
Os embargos constituem outro meio de defesa do executado e são o principal instrumento contra a execução forçada, fundada em título executivo extrajudicial.
O processo de execução contempla todas as modalidades de execução, cada uma com suas peculiaridades:Execução para entrega de coisa certa;Execução para entrega de coisa incerta;Execução das obrigações de fazer;Execução das obrigações de não fazer;Execução por quantia certa;Execução contra a Fazenda Pública;
O processo pode ser iniciado na fase cognitiva, e depois seguir para a fase executória a partir da sentença, ou iniciar diretamente na fase executória.
28 curiosidades que você vai gostar
A execução será classificada de acordo com a natureza da obrigação cuja satisfação se pretende, sendo assim, haverá a execução de obrigação de fazer, de não fazer, de pagar quantia certa e de dar coisa, conforme será visto em detalhes adiante.
SIM. A defesa do devedor executado no cumprimento de sentença é a chamada impugnação. ... Ademais, é certo que os embargos do devedor constituem a defesa do executado no curso de uma ação autônoma de execução. Já a impugnação é a via defensiva de que o executado pode valer-se no bojo de um cumprimento de sentença.
No caso da alegações dos Embargos à Execução substitui a “nulidade da execução, por não ser executivo o título apresentado” pela “inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação” e inclui no rol a alegação de “incompetência absoluta ou relativa do juízo da execução”.
No caso da execução de título executivo extrajudicial (previstos no art. 784, do CPC), a "defesa" será por meio dos embargos à execução. Estes embargos à execução possuem natureza de ação judicial e devem ser distribuídos em apenso, por dependência, conforme art.
Qual a importância da âncora de carreira para a empresa e para o funcionário?
Quais são os tipos de guias de acordo com a ANS?
Quanto tempo demora uma colonoscopia pelo SUS?
O que é pior para sinusite ar condicionado ou ventilador?
Quanto tempo dura uma tontura emocional?
Qual cabo de rede suporta 500mb?
Quanto recebe um tecnico de farmacia?
Qual a importância do jejum para os muçulmanos?
Quanto tempo depois do primer pode aplicar a tinta?
Como acumular milhas cartão Mastercard?
Como calcular a hipotenusa é o cateto oposto?
Pode ligar fita de LED direto na bateria do carro?
Qual o remédio bom para varizes nas pernas?
Qual é o verdadeiro nome do Tirulipa?
Como escolher o curso técnico ideal?